THINKING ARTS. Ars Sacra | Ars Humana. Desafios da Arte Sacra Contemporânea

O Grupo de Filosofia do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP, em Braga, deu inicio a uma série de Colóquios abertos ao público geral, intitulada THINKING ARTS, jogando com a dupla significação da expressão inglesa: Artes Pensantes, e Pensar as Artes, e cuja primeira sessão teve como tema: Ars Sacra | Ars Humana. Desafios da arte sacra contemporânea, com Alfredo Teixeira e Jonathan Saldanha como convidados, e sob moderação de João Manuel Duque.

Os Colóquios surgem no contexto do fortalecimento da linha de investigação Racionalidades Estéticas e Acção Humana: Pensamento, Arte(s), Sociedade, e visam com estas sessões uma reflexão interdisciplinar sobre questões de fronteira no campo específico das artes, numa intersecção entre agentes e teoria, capaz, ao mesmo tempo, de interpelar à sociedade, de aí o seu carácter aberto a todos os interessados.

A primeira sessão, “Ars sacra |ars humana. Desafios da Arte Sacra Contemporânea”, pretendeu abordar os reptos da criação artística no âmbito das temáticas religiosas numa sociedade como a actual, cuja memória do sagrado pode aparecer mais desligada que noutras épocas de referentes religiosos específicos, ao tempo que parece apelar, precisamente por isso, a instâncias antropologicamente fundantes do ser humano individual e social. Particular referência foi feita à representação da Paixão.

Realizada em colaboração com a linha de investigação Racionalidades e Performatividades do Religioso do mesmo Grupo, o Colóquio contou com a presença de Alfredo Teixeira (antropólogo, teólogo e compositor) e Jonathan Saldanha (artista multimédia, investigador e produtor). A moderação correu a cargo de João Manuel Duque (UCP).

27 de Abril de 2017 | 21 h | Aula Magna da FFCS, UCP, Braga.

O Colóquio é uma actividade inscrita no seio da UI&D/683, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).