Estética Musical /Filosofia da Música nas Universidades Brasileiras

Sob o tema “Estética Musical /Filosofia da Música como área de pesquisa nas universidades brasileiras: um breve percurso“, teve lugar no dia 20 de Outubro de 2017, das 11h às 13h, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da UCP, uma edição do Seminário Permanente do Grupo de Filosofia do CEFH a cargo da Profª. Doutora Lia Vera Tomás, da UNESP (Brasil).

A Prof. Doutora Lia Tomás, Livre-Docente em Estética Musical (UNESP), apresentou-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais como Investigadora Visitante do CEFH, no contexto de um projecto de investigação financiado pela FAPESP, do Brasil, no âmbito da investigação na estética e filosofia da música. Possui Bacharelado em Música (Instrumento Piano) pela UNESP -Instituto de Artes (1985), Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP (1993 e 1998), dois Pós-Doutorados em Estética Musical (Université de Paris I-Institut d’Esthétique et des Sciences de l’Art) (2001 e 2003). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Música da UNESP – Instituto de Artes de 2007 a 2013 (duas gestões), foi 1ª Secretária da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), de 2008 a 2011. Foi também membro titular da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Reitoria da UNESP e do GRAI/Avaliação Institucional da UNESP (2012 a 2016). Atualmente, é membro titular do Conselho Universitário da UNESP e da Congregação do Instituto de Artes. Coordena o DeMusica: Laboratório de Estudos em Estética Musical e Filosofia da Música (Projeto CNPq).

O Seminário, que contou com a moderação da Profª. Doutora Yolanda Espiña (CEFH), esteve direcionado a todos os docentes e alunos da FFCS, e aberto também a todos os interessados.