Fundamento(s), Racionalidade(s) e Sociedade na Contemporaneidade.

Grupo de Investigação em Filosofia

Coordenadora: Yolanda Espiña

O objetivo geral do Grupo é analisar e avaliar os diversos contributos do conhecimento filosófico e ontológico e da dimensão estético-artístico para a realização integral da Pessoa humana na sociedade contemporânea. Os temas de investigação incluem, por um lado, a natureza em diálogo com a ciência, a filosofia e a teologia, questionando o significado do sagrado no pensamento pós-secular, e, por outro lado, a relação com a estética e a criação artística, como forma de unir natureza e cultura, enquanto expressões significativas da contemporaneidade.

O Grupo de Investigação desenvolve dois projetos principais:

Projeto 1: Sagrado, Racionalidade(s) e Comunidade(es)
Compreensão da natureza, causalidade, sistemas complexos; fatores religiosos, pensamento pós-secular, relativismo e valores éticos, sociedades inclusivas.

Projeto 2: Estética, Artes e Realização Humana
Experiência estética, cultura, pensamento e humanização; criação artística contemporânea; património artístico; arte e educação.

Os principais objetivos dos projetos são:
• avaliar novos mecanismos da causalidade top/down e bottom/up no diálogo entre filosofia, ciência e religião;
• questionar o relativismo ético e o pluralismo, a partir de uma compreensão atualizada da dimensão ética e social da pessoa humana;
• aprofundar a contribuição atual da experiência de aisthesis e da relação com a arte e o patrimônio cultural para o processo completo de humanização na sociedade atual