«Do clique ao toque» | 23 jan

«Do clique ao toque: o diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais» é o título da iniciativa promovida pela Universidade Católica em Braga, com vista a debater o papel da vida e da fé no âmbito da atualidade das novas tecnologias e dos dispositivos digitais. O evento decorre no dia 23 de janeiro, no Auditório São Tomás de Aquino, Faculdade de Teologia de Braga, e as inscrições já estão abertas.

A religiosidade, num contexto cultural influenciado pelos dispositivos eletrónicos articulados em rede, pode ser vista como algo que apenas existe no íntimo de cada indivíduo. Embora vulgarmente se afirme que as novas tecnologias não têm espaço para as religiões, a experiência atual mostra o contrário, acrescentando até uma alteração no modo como a busca e a expressão das questões religiosas se processam.

A utilização das novas tecnologias altera o modo como se acede, processa e exprime aquilo em que se acredita? De que forma? Como é que as comunidades de sentido tradicionais são afetadas pelas comunidades digitais e até que ponto influenciam a vida religiosa? Estas e outras questões serão debatidas nesta jornada de estudo, que procura ser um espaço inovador de partilha entre todos os intervenientes, constituindo-se numa plataforma de observação e de reflexão académica, de diálogo entre a universidade e as outras comunidades.

Os debates passam por temas como «Os dispositivos digitais na configuração do crer», «Redes Sociais Digitais», «Identidades e narrativas digitais» e «A Igreja na aldeia global». Jorge Antonio Sierra Canduela (Santiago de Compostela), Bento Oliveira (iMissio), Luís Silva (ABC da Catequese), Miguel Mendes (Cristo Jovem), Marcelino Paulo Ferreira (Laboratório da Fé), António Valério (Passo a Rezar, Click to Pray), Tiago Freitas (Arquidiocese de Braga), Paulo Rocha (Agencia Ecclesia) e Padre Américo Aguiar são alguns dos convidados confirmados.

Estas jornadas destinam-se, principalmente, a utilizadores da Web em contexto pastoral, a divulgadores e criadores de recursos digitais para a educação da fé e a todos os interessados na utilização das TIC em contextos de educação cristã (catequistas, professores de EMRC, sacerdotes, entre outros).

Para mais informações/inscrições consultar http://docliqueaotoque.braga-ucp.com.

FICHA DE INSCRIÇÃO