UCP e Central Arquitetos em parceria «Filosofia e Arquitetura»

No dia 13 de outubro teve lugar na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa - Braga (UCP), uma conferência de imprensa na qual se apresentaram os traços orientadores de uma parceria de colaboração entre a Universidade Católica em Braga e a Empresa Central Arquitectos (Braga). Esta parceria ficou firmada com a assinatura de um protocolo que visa o desenvolvimento de atividades de formação e organização de eventos que aprofundem a relação entre a Filosofia e a Arquitetura.

Nesta sessão intervieram os seguintes membros daquelas instituições:

- Professor Doutor João Duque, Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica, que se focalizou no carácter inédito e por isso mesmo muito desafiante que esta iniciativa coloca.

- Arquiteto José do Vale Machado, Administrador da Empresa Central Arquitetos - Braga, que abordou as elevadas expetativas e objetivos de uma formação filosófica aplicada aos arquitetos.

- Professor Doutor Miguel Gonçalves, Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP.

- Professor Doutor Carlos Morais, Coordenador do Curso de Filosofia da FFCS da UCP, que explanou o enquadramento da articulação Filosofia, Arquitetura e Outros Saberes ou Atividades.

A primeira expressão desta parceria consiste na realização de um programa de formação filosófica a todos os profissionais da Central Arquitectos, estruturada por um conjunto de módulos temáticos, que se estenderá ao longo do ano letivo. Esta formação abrangerá os tópicos fundamentais das áreas do conhecimento filosófico que se implicam mais diretamente nas atividades dos arquitetos e outros colaboradores daquela empresa. Os formandos serão assim introduzidos nas questões de fundo da Antropologia, Lógica, Argumentação e Comunicação, Epistemologia, Ética e Filosofia da Ação, Estética e Ontologia.

A médio e longo prazo, é intenção destas entidades organizar um conjunto de iniciativas que contribuam para o aprofundamento do questionamento em redor do tema “Filosofia e Arquitetura”, tais como jornadas de debate, conferências, encontros e congressos.

Veja o video AQUI