Internacional - Protocolos

Câmara Municipal de S. Miguel de Calheta
Câmara Municipal de S. Salvador do Mundo
Câmara Municipal de S. Vicente
Câmara Municipal de Sta. Catarina (Fogo)
Câmara Municipal de Sta. Catarina (Santiago)
Câmara Municipal de Sta. Cruz
Câmara Municipal de Tarrafal
Câmara Municipal do Sal

China
Sociedade de Intercâmbio Internacional Cultural e Económico China - Países Lusófonos

NOTA PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DOS PALOP:

Tendo em conta algumas dificuldades na vinda atempada de muitos alunos dos PALOP para o 1º ano, o que acaba por afetar o seu rendimento no início do ano letivo, comprometendo muitas vezes a sua motivação e o aproveitamento futuro do curso;
Tendo em conta que o nº 2 do Artº 17 do Decreto Lei nº 113/2014 de 16 de julho exige que a matrícula seja realizada até ao último dia útil do mês de outubro;
Tendo em conta as dificuldades reveladas por muitos alunos relativamente à integração na turma, o que compromete o seu rendimento;

O Centro Regional de Braga, permanentemente preocupado com os seus alunos e com o seu êxito académico, decidiu implementar um conjunto de medidas que visam ajudar esses alunos a uma melhor integração e a aumentar o rendimento académico, diminuindo assim as dificuldades de frequência que provocam um prolongamento exagerado do curso e, em muitos casos, a própria desistência. No plano de medidas a implementar, ter-se-á em conta a situação de cada aluno, sobretudo no que se refere à respetiva classificação final do secundário e à data de início da frequência.
Assim:
Para a generalidade do alunos, será implementada a frequência de um Curso Preparatório, ao longo do 1º ano, em que serão lecionadas uma unidade anual de Português e várias semestrais: TIC, Desenvolvimento Pessoal e Social (1º semestre) e Matemática (2º semestre). A cada unidade corresponderá uma carga horária de 45h por semestre, com início a 2 de novembro. A frequência será gratuita.

1. Os alunos que tiverem classificação final do secundário igual ou superior a 14 valores,
a) e que cheguem à universidade até 31 de outubro poderão frequentar facultativamente esse curso, podendo inscrever-se às Unidades Curriculares (UCs) que desejarem, do Curso a que se candidataram;
b) e que cheguem à universidade depois do dia 31 de outubro, poderão frequentar facultativamente esse curso e inscrever-se, apenas como ouvintes, em três UCs (se tiverem média final de 14 valores no secundário), em quatro UCs (se tiverem média final de 15 valores no secundário) ou em todas as UCs do semestre (se tiverem média final de 16 valores ou mais no secundário). Poderão ter acesso aos exames no final do semestre, caso o respetivo docente assim o considere (transferindo para o efeito a inscrição como ouvinte para inscrição como aluno).  No segundo semestre poderão inscrever-se a todas as UCs do respetivo curso.

2. Os alunos que tiverem classificação final de secundário inferior a 14 valores,
a) e que cheguem à universidade até ao dia 31 de outubro, deverão frequentar, obrigatoriamente, o curso preparatório e poderão inscrever-se em duas UCs do 1º semestre do Curso a que se candidataram e a três UCs no 2º semestre;
b) e que cheguem depois do dia 31 de outubro, deverão frequentar, obrigatoriamente, o curso preparatório e poderão inscrever-se, apenas como ouvintes, em duas UCs do 1º semestre, definidas pelos coordenadores dos cursos, podendo ter acesso aos exames no final do semestre, caso o respetivo docente assim o considere (transferindo para o efeito a inscrição como ouvinte para inscrição como aluno). No segundo semestre poderão inscrever-se, como alunos, em três UCs.

Notas:
1. Os alunos que tenham que frequentar obrigatoriamente o Curso Preparatório, não poderão perder a escolaridade por falta a mais de 1/3 das aulas, caso contrário terão que repetir a frequência. Só poderão inscrever-se nas restantes UCs do respetivo curso se tiverem escolaridade válida no Curso Preparatório.
2. O Curso Preparatório está sujeito a avaliação, sendo a classificação final afixada. Esses elementos constarão do suplemento ao diploma final do aluno.
3. O aproveitamento não é condição para continuar o Curso respetivo. No caso de frequência com aproveitamento, haverá possibilidade de, consoante o curso a frequentar e analisado cada caso, cada Unidade do Curso Preparatório ser acreditada no Curso respetivo.
4. Dada a legislação, a matrícula no 1º ano só poderá ser efetuada até ao último dia útil de outubro. No caso de o aluno não poder chegar à universidade até essa data, é-lhe dada excepcionalmente a possibilidade de matrícula à distância, mediante o pagamento, por transferência, da respetiva taxa.
5. Casos omissos e circunstâncias excepcionais serão analisados pelo Gabinete de Relações Internacionais e pelas direções das Faculdades.

Mais informações:

Gabinete de Relações Internacionais