Xadrez Solidário | 19 dez

 

Um grupo de alunos da licenciatura em Turismo da Universidade Católica em Braga organiza o Xadrez Solidário, um torneio de xadrez que tem como objetivo divulgar a atividade, aproveitando para recolher bens alimentares para ofertar ao Centro Novais e Sousa, uma instituição de apoio social de Braga. O torneio tem lugar no Campus Camões, a 19 de dezembro, e é aberto a todos os interessados. 

 

 

O dia contará com a presença de algumas associações de Braga, como é o caso do Clube de Xadrez de Braga, a Cidade Curiosa e ainda o Clube de Go de Braga. Além do torneio de xadrez propriamente dito, os participantes terão a oportunidade de assistir ao Encontro de Jogos de Tabuleiro Modernos, participar em visitas guiadas ao património existente no Campus da Universidade, nomeadamente o Miradouro do Sagrado Coração de Jesus, e ainda integrar workshops de Introdução ao Xadrez e Introdução ao Go. A realização do torneio de xadrez destina-se apenas a atletas federados, aumentando assim o número de torneios desta modalidade realizados na cidade de Braga. 

A ideia de realizar um evento de cariz social, com o propósito de angariação de bens alimentares, surgiu no âmbito da disciplina de Organização e Gestão de Eventos. A instituição escolhida foi o Centro Novais e Sousa por ser uma instituição com a qual membros do grupo já tiveram contacto anteriormente e por ter surgido informação sobre as dificuldades e necessidades da instituição, apreciando todos os apoios possíveis. 

A cerimónia de abertura arranca às 14h, com acompanhamento pel’ As Líricas – Tuna Feminina da Universidade Católica de Braga. O Torneio de Xadrez e o Encontro de Jogos de Tabuleiro começam simultaneamente às 14h30. Às 15h decorre o workshop «Introdução ao Xadrez» e às 15h30 as visitas guiadas. Às 17h tem lugar o workshop «Introdução ao Go» e às 19h a sessão de encerramento, com a entrega de prémios resultantes do torneio. 

 

Regulamento do torneio AQUI.