Atividades de Docentes | fevereiro 2016

 

Alexandra Esteves

Esteves, Alexandra, “A assistência à doença no Alto Minho oitocentista: o caso do hospital de Nossa Senhora da Visitação de Caminha”, Asclepio, 67 (1), enero-junio 2015. ISSN-L: 0210-4466. http://dx.doi.org/10.3989/asclepio.2015.09.

Revisora de um artigo científico apresentado à revista Studia Historica: Historia Moderna, em janeiro de 2016.

Araújo, Maria Marta Lobo de; Esteves, Alexandra, Hábitos alimentares e práticas quotidianas nas instituições portuguesas. Da Idade Moderna ao período liberal, Braga, Lab2PT, 2015.

Esteves, Alexandra, “A alimentação nas cadeias do Alto Minho no século XIX”, in Araújo, Maria Marta Lobo de; Esteves, Alexandra, Hábitos alimentares e práticas quotidianas nas instituições portuguesas. Da Idade Moderna ao período liberal, Braga, Lab2PT, 2015.

Araújo, Maria Marta Lobo de; Esteves, Alexandra, “Apresentação”, in Hábitos alimentares e práticas quotidianas nas instituições portuguesas. Da Idade Moderna ao período liberal, Braga, Lab2Pt, 2015.

Arguente nas provas públicas de dissertação de mestrado em História, intitulada As últimas vontades dos paroquianos de Cervães: a análise dos testamentos do século XVIII, da licenciada Angélica Moreira, que tiveram lugar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (dezembro de 2015).


Augusto Soares da Silva

«Léxico, cognição e contexto: saliência, conceptualização situada e evidência quantitativa». In Ariadne Domingues Almeida, Elisângela Santana dos Santos & Juliana Soledade (orgs.), Saberes Lexicais: Mundos, Mentes e Usos. Salvador, Bahia: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2015, pp. 185-216.

Avaliação científica de 1 artigo submetido à Revista Folia Linguistica, da Societas Linguistica Europaea, Berlin/New York, De Gruyter Mouton, janeiro 2016.

Avaliação científica de 1 artigo submetido a Review of Cognitive Linguistics, Amsterdam/Philadelphia, John Benjamins, janeiro 2016.

Avaliação científica de 2 artigos submetidos a PROPOR 2016 - International Conference on the Computational Processing of Portuguese, janeiro 2016.

Membro do Júri do Concurso para o provimento de uma vaga de Professor Catedrático, do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, área científica de Estudos Românicos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 26 janeiro 2016.

 

Fátima Lobo

Participação em Júris de Mestrado: 

• Lobo, F. júri de mestrado de Ana  Isabel Ferreira Peixoto. UCP: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais 

• Lobo, F. Lobo, F. júri de mestrado de Lia Miguel Barroso Dias. UCP: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais 

• Lobo, F. júri de mestrado de Sofia Cristina Fernandes Ferreira. UCP: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais 

• Lobo, F. júri de mestrado de Patrícia Raquel Antunes Ferreira. UCP: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais 

• Lobo, F. júri de mestrado de Sara Cristela Castro Freitas. UCP:  Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

• Lobo, F. júri de mestrado de João Manuel Fidalgo Valadares. UCP:  Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

• Lobo, F. júri de mestrado de Eva Moreira da Silva.  Universidade do Minho. 

 

Filomena Ponte

Provas de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde " Conhecimentos, atitudes e comportamentos face ao VIH/SIDA nas mulheres utentes da consulta de planeamento familiar" da mestranda Sara Cristina Castro Freitas; Júri:Arguente: Filomena Ponte (UCP); Orientação: Eleonora Costa (UCP); Presidente: Fátima Lobo (UCP)(6/01/2016).

Provas de Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial "Hiperatividade e Défice de Atenção - Estudo de caso: Um jovem institucionalizado" da mestranda Isabel Maria Azevedo; Júri: Presidente: Emese Panyik (UCP); Arguente: Judite Zamith (UM); Orientadora: Filomena Ponte (UCP)(15/01/2016).

Arguente de 4 provas de Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Portucalense- Porto; Temas: Orientação Vocacional e Profissional; Gestão de Conflitos em contexto escolar; Administração e Gestão de Educação na Escolas de Benguela/Angola (alunos de Benguela/Angola) (18/01/2016 e 19/01/2016).

Visita de um grupo de Professores de Educação Especial  e psicólogos da Turquia (Erasmus +) a uma aula do Mestrado em C. da Educação: Educação Especial.

Partilha de métodos e técnicas de intervenção em crianças NEE e "Sobredotadas" (10/01/2016)

 

João Alberto Correia

Conferências:

- "Os profetas, consagrados à Palavra", no dia 28 de janeiro, na Semana Bíblica de Barcelos, em Barcelos.

- "A misericórdia que gera vida (Lc 15)", no dia 6 de fevereiro, na Semana de Liturgia da Diocese, Viana do Castelo.

- "Quaresma e Páscoa em ano jubilar", no dia 12 de fevereiro, em Vila do Conde.

 

João Carlos Onofre Pinto

Defesa, com êxito, da tese de doutoramento em Filosofia, com o seguinte título: «Noergología. Actualidad y dinamismo en Xavier Zubiri: inteligencia, sentimiento y volición», no dia 22 de janeiro, na Universidad Pontificia Comillas de Madrid. O júri era composto pelos seguintes Professores: Diego Gracia (Universidad Complutense de Madrid), Jesús Conill (Universidad de Valencia), Miguel García-Baró (Universidad Pontificia Comillas de Madrid), Juan José García Norro (Universidad Complutense de Madrid) e Ricardo Pinilla (Universidad Pontificia Comillas de Madrid).

 

José Cândido Oliveira Martins

Membro do júri (arguente) da tese de Mestrado de Maria Elena Dias Ortiz, intitulada “Entre a casa e o mundo: a experiência emigrante em três romances portugueses contemporâneos”, Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Univ. de Aveiro, 16.12.2015. 

Membro do júri (arguente) da tese de Mestrado de Luís Miguel da Cruz Pereira, “In sexu veritas: a erótica libertina de Luiz Pacheco”, Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Univ. de Aveiro, 16.12.2015. 

Membro do júri (arguente) da tese de Doutoramento de Regina Aparecida Berardi Osório, intitulada “A poesia promovendo o trabalho integrado e colaborativo na escola: uma contribuição à formação de professores da Educação Básica”, Departamento de Edução da Univ. de Aveiro, 11.01.2016.

Membro do júri (arguente) da tese de Doutoramento de Maria Rosa da Silva Pereira Arranhado, intitulada La Dimension Mythique dans l’Oeuvre Poétique de Sophia de Mello Breyner Andresen, para a obtenção do grau de Doutor em Estudos Portugueses, Univ. de Sorbonne (Paris IV), 22.01.2016. 

Avaliação (blind peer review) de 2 artigos para a Revista Portuguesa de Humanidades.

História Trágico-Marítima: tema, intertexto e mundividência – didática de um relato de naufrágio”, Formação de Professores de Português (3 horas), Esc. Secundária de Paredes, 19.01.2016.

 

Sérgio Tenreiro de Magalhães

1 de fevereiro: participação no 5 Workshop Nacional do NATO Multinational Ciberdefence Education & Training Project.

12 de fevereiro: palestra sobre Internet Segura no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Famalicão.