Atividades de Docentes | junho 2016

 

Alexandra Esteves


Lopes Esteves, Alexandra Patrícia, “Fontes para o estudo da pobreza no norte de Portugal oitocentista”, in Rey Castelao, Ofelia; Siárez Golám, Fernando (Ed.), Los vestidos de Clio. Métodos y tendencias de la historiografi modernista española (1973-2013), Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela publicacións, 2015, pp. 739-760.

Esteves, Alexandra, "Comer, sarar e descansar: o quotidiano do hospital de Monção no século XIX", in Araújo, Maria Marta Lobo de; Pérez Álvarez, María José (Coords.), Do Silêncio à Ribalta: os resgatdos da margens da História (séculos XVI-XIX), Braga, Lab2PT, 2015, pp. 101-116.

Eventos académicos:

Membro da comissão organizadora do Seminário Internacional Da Caridade à Solidariedade políticas públicas e práticas particulares no mundo ibérico, que teve lugar nos dias 5 e 6 de maio de 2016, na Casa Museu de Monção/Universidade do Minho.

Moderadora num dos painéis do Seminário Internacional Da Caridade à Solidariedade: políticas públicas e práticas particulares no mundo ibérico, que teve lugar nos dias 5 e 6 de maio de 2016, na Casa Museu de Monção/Universidade do Minho.

Membro da comissão científica do Seminário Internacional Da Caridade à Solidariedade políticas públicas e práticas particulares no mundo ibérico, que teve lugar nos dias 5 e 6 de maio de 2016, na Casa Museu de Monção/Universidade do Minho.

Comunicações:

Esteves, Alexandra, “Do delito à punição: crimes e criminosos em Ponte de Lima de oitocentos”. Comunicação apresentada no Colóquio Interdisciplinar "Comportamentos Demográficos e Sociais em Ponte de Lima e No Alto Minho - Da Reconstituição da Famílias/Paróquias ao Repositório Genealógico Nacional", que teve lugar no Auditório da Câmara Municipal de Ponte de Lima, no dia 28 de maio de 2016.

Esteves, Alexandra, “O Asilo de Inválido Camões: a obra assistencial em Ponte de Lima entre finais do século XIX e os inícios do século XX”. Comunicação apresentada no Seminário Internacional Da Caridade à Solidariedade: políticas públicas e práticas particulares no mundo ibérico, que teve lugar nos dias 5 e 6 de maio de 2016, na Casa Museu de Monção/Universidade do Minho.

Ferreira, A.; Esteves, A. , Figueiredo, A., Impacto e consequências do terramoto de 1755 fora de Portugal. Poster apresentado no  10.º Seminário de Investigação do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, que teve lugar nos dias 5 e 6 de maio de 2016.  

  

Augusto Soares da Silva


Publicação:

«The persuasive (and manipulative) power of metaphor in ‘austerity’ discourse. A corpus-based analysis of embodied and moral metaphors of austerity in the Portuguese press». In: Manuela Romano & M. Dolores Porto (eds.), Exploring Discourse Strategies in Social and Cognitive Interaction. Multimodal and Cross-Linguistic Perspectives. Pragmatics & Beyond New Series 262. Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2016, pp. 79-108. DOI 10.1075/pbns.262.04soa

Avaliação científica:

Avaliação científica de 8 resumos submetidos ao 10th International Conference of the Spanish Society of Cognitive Linguistics (AELCO 2016), maio 2016.

Avaliação científica de um artigo submetido a publicação como capítulo do livro Advances in Cultural Linguistics, edited by Farzad Sharifian, Series: Cultural Linguistics 1, New York: Springer Publishing, maio 2016.

 

Filomena Ponte


Congresso Internacional da ANEIS-Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação –Universidade de Coimbra, Dias 12-14 de Maio, com a Comunicação Serendipidade: Uma variável ponderada na sobredotação!?, e a  Moderação de um Simpósio sobre Sobredotação/Avaliação.

Júri académico:

No Mestrado em Ciências da Educação/ Educação Especial, como orientadora da tese "Medicalizacão na Educação: Os Dilemas da Pratica Educativa" de Maria Isabel da Torre Carvalho, 12 de Maio.

No Mestrado em Ciências da Educação / Educação Especial, como orientadora da tese“Educar pela Arte: alunos com Necessidades Educativas Especiais. Um estudo de caso em Artes Visuais”, de Maria Jorge Morão do Vale, 18 de Maio.

No Mestrado em Ciências da Educação / Educação Especial, como orientadora da tese"Um aluno com Autismo.Rumo ao Sucesso Escolar", de Maria Joao Niz Casanova, 18 de Maio; 

 e no dia 24 de Maio, também como orientadora, nos júri das teses de Maria José Paradinha, Ágata Sofia, e Maria Amélia Gonçalves.

 

João Manuel Duque


“Fraternidade originária. Da violência mimética à responsabilidade pelo outro”, In Forma Breve 12 (2015): 71-78.

“Theologische Ästhetik in postmoderner Zeit”, in Ephemerides Theologie Lovaniensis (2015): 637-647.

“Utopias neo-gnósticas do pós-humano na cibercultura. Para uma leitura filosófico-teológica”, Perspetiva Teologica 48 (2016): 163-182.

“Reality, Virtuality and Relation”, in ET Studies 7 (2016): 131-149.

Avaliação de artigo para a Revista “Quaestiones disputatae – Temas en debate” da Universidad Santo Tomás, Colômbia.

 

José Cândido Oliveira Martins


“Tópica do exílio em O Lima de Diogo Bernardes: um canto magoado e maneirista à sombra de Ovídio”, Veredas, 23 (2015), Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), pp. 49-64 [Número temático: “O Renascimento Português – Desafios e Novas Linhas de Investigação”]. 

“Camilo Castelo Branco e Machado de Assis: humor e afastamento crítico-paródico da herança romântica,”, in Paulo Motta Oliveira & Luciene Marie Pavanelo (Org.), Camilo Castelo Branco e Machado de Assis em Diálogo: para além do romantismo e do realismo, Rio de Janeiro, 7Letras, 2016, pp. 38-51.  

"Vergílio Ferreira, crítico literário entre a estética e a ética", comunicação ao Colóquio Internacional “Escrever e Pensar ou O Apelo Invencível da Arte. No Centenário de Nascimento de Vergílio Ferreira (1916-2016)”, Instituto de Literatura Comparada / Universidade do Porto, 18-19 de Maio de 2016.

Comunicação "Diálogos entre a literatura e pintura", Encontros Literários de Fafe – "A Literatura e as Artes", 20 e 21 de Maio de 2016.

Apresentação do livro “Cartas Reencontradas de Fernando Pessoa a Mário de Sá Carneiro”, de Pedro Eiras (Assírio & Alvim), Livraria Centésima Página, 28 de Maio de 2016.

 

José Lima


Artigos preparados para publicação próxima em revista nacionais e em obra europeia:

José Da Silva Lima, Luares de Fátima: narrativas pastorais de maio. In revista de Fátima. 

José Da Silva Lima, A Religiosidade Popular: Formas simples de peregrinação. In revista Communio. 

José Da Silva Lima, Une année de fêtes au Portugal: Pour un inventaire préliminaire. In Eurethno 2016.

 

Maria de Fátima Lobo


Apresentação na Sociedade Martins Sarmento (Guimarães)  de  Encarnação, H.(2016). Impacto da Doutrina Social da Igreja no trabalhador e no empresário. Lisboa:  Editorial Caritas; (19 de Maio).

Lobo, F. Prefácio de Encarnação, H.(2016). Impacto da Doutrina Social da Igreja no trabalhador e no empresário. Lisboa:  Editorial Cáritas (pp. 9-12).

Organização de visita de estudo à Assembleia da República dos alunos do Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações (25 de Maio).

Organização da conferência subordinada ao tema: Trabalho e Igualdade de Género em Portugal e na União Europeia. Conferencista: Drª Clara de Jesus (CITE). (3 de Junho)

Júri académico:

Arguente principal da Tese de Doutoramento de Ana Mónica de Sousa Pereira (2016). Interação Trabalho-Família em Profissionais das Unidades de Saúde Familiar: Impacto dos Fatores Psicossociais e Experiências de Recuperação Diária na Saúde Ocupacional. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade do Porto (2 de Junho).