Projeto InovarE

A Faculdade de Filosofia da Católica Braga realizou, no dia 30 de maio, a apresentação do seu Projeto Integrado de Formação e Avaliação Profissional, intitulado InovarE. Decorrida na Aula Magna da Faculdade, esta iniciativa foi de encontro à necessidade de promover uma reflexão mais sistematizada e contínua sobre as práticas profissionais dos professores e de outros agentes da ação educativa, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade do sistema e para a valorização profissional dos seus atores.

Esse encontro, destinado essencialmente aos responsáveis de escolas particulares e cooperativas dos distritos de Braga e de Viana do Castelo, contou com a presença do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, e ainda com a intervenção do Professor Doutor Joaquim Azevedo, entre outros convidados.

Dado o alcance da iniciativa, e a necessidade de uma maior proximidade e articulação entre os conhecimentos produzidos pelas universidades para dar resposta às necessidades das instituições educativas, foram ainda apresentadas as linhas gerais do referido Projeto, com destaque para o seu quadro orientador, objetivos, áreas de ação prioritária.

Este Projeto tem como destinatários todos os professores/educadores e pessoal não docente das Escolas do Ensino não superior, abrangidas pelo Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo. De modo mais preciso, este Projeto tem como público-alvo docentes e pessoal não docente de escolas associadas na AEEP (Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular).

Por decisão da Equipa de Coordenação do Projeto, após auscultação dos responsáveis das entidades interessadas na formação, poderá, numa primeira fase, segmentar-se o público-alvo, dando prioridade, por exemplo, a coordenadores/diretores de estruturas educativas e de supervisão pedagógica.

No sentido de formalizar o compromisso com o estabelecido neste documento, poderá a Equipa de Coordenação do Projeto solicitar a celebração de um protocolo com a AEEP, em que se discriminem, entre outros pontos, os direitos e os deveres dos parceiros envolvidos assim como aspetos específicos que deverão ser considerados na realização do Projeto.