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IV Congresso Internacional de Pedagogia

Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação.

Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais
Universidade Católica Portuguesa
Braga, 10-12 de fevereiro de 2022

Inscreva-se aqui

Informações úteis

O Congresso encontra-se acreditado como ação de formação destinada a Professores dos Grupos 290 e 410, na modalidade Curso de Formação (colóquios, congressos, simpósio, jornadas e iniciativas congéneres), num total de 25h, pelo registo de acreditação CCPFC/ACC-112771/21).

No sentido de contribuir para a organização de todo o processo, e poder ser atribuído um certificado de formação, partilhamos algumas informações importantes:
1. No momento do registo no Congresso, será solicitada uma ficha de inscrição na ação de formação. Os professores poderão preencher e entregar no secretariado no momento de registo. Os professores que acompanharem o congresso a distância, devem imprimir o ficheiro e devolver para o email: IVCIP_EdJustDirHum2022.braga@ucp.pt

2. Um dos requisitos para a certificação, é a presença em dois terços das horas do congresso. Elementos do secretariado irão recolher as presenças nas sessões plenárias e paralelas. Os professores que acompanharem o congresso a distância devem fazê-lo indicando o seu nome completo no acesso ao evento. A plataforma zoom permitirá extrair o registo das presenças.

3. Para a avaliação, e o cumprimento do total de 25h, consta uma pequena tarefa reflexiva. Solicita-se que, numa página A4, com letra a tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, os Professores elaborem uma reflexão sobre as implicações do congresso, ou de uma das conferências plenárias à sua escolha, para a sua prática pedagógica/educativa. O trabalho deve ser enviado para o email do Congresso (IVCIP_EdJustDirHum2022.braga@ucp.pt), com o assunto "Reflexão Crítica", até ao dia 11 de março de 2022.
Ficha de inscrição - PDF 
Instruções de preechimento da Ficha de inscrição - PDF

cartaz

Apresentação - Evento será creditado como Formação -

O IV Congresso Internacional de Pedagogia é um espaço aberto à reflexão sobre temáticas que estão na ordem do dia, num tempo conturbado e incerto, sujeito a transformações sociais, políticas, tecnológicas e cognitivas profundas que não deixam de nos surpreender quase diariamente.

A par dessas transformações, somos confrontados com uma interpelação constante às nossas crenças, às nossas ideologias, às nossas verdades, nomeadamente sobre o lugar da educação, da justiça e dos direitos humanos na vida das pessoas e das sociedades, uma vez que as antigas certezas que ancoravam aqueles conceitos, que pareciam inabaláveis, parecem hoje desvanecer-se também.

Este Congresso visa propiciar a apresentação e a discussão de trabalhos e investigações sobre o lugar e o papel da Educação na promoção e efectivação da justiça social, cultural e política, assim como dos direitos humanos numa perspectiva crítica e transformadora.

O Congresso tem como destinatários académicos e profissionais, investigadores e docentes, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, educadores e estudantes, gestores e directores escolares, e todos os interessados na temática da Educação, Justiça e Direitos Humanos.

cartaz

Comunicações

Chamada de comunicações

Convidam-se académicos, investigadores, educadores e profissionais ligados à formação em geral, a apresentarem comunicações sobre todos os tópicos relacionados com a temática do Congresso Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação, nas áreas abaixo discriminadas:

  1. Educação, justiça e direitos na visão Inaciana
  2. Educação, sociedade digital e direitos humanos
  3. Educação, tolerância e religião
  4. Políticas educativas, justiça escolar e democracia
  5. Política educacional e diversidade cultural e social
  6. Escola inclusiva, políticas migratórias e direitos humanos
  7. Justiça, memória e identidades
  8. Educação e justiça ambiental
  9. Direitos como discurso, direito à língua e comunicação
  10. Direitos humanos, artes e cultura de paz
  11. Injustiças, desigualdades, indiferenças e intolerâncias
  12. Dignidade, ética e educação em direitos humanos
  13. Direitos humanos, ética e transumanismo

Resumos e textos das comunicações

As propostas de comunicação serão submetidas, em regime de anonimato, à avaliação de pelo menos dois membros da Comissão Científica do Congresso, seleccionados pela Comissão Organizadora, mediante a apresentação de um resumo. Os resumos das Comunicações propostas não devem ultrapassar as 500 palavras (excluindo referências) e devem explicitar claramente objectivos e questões, enquadramento teórico e métodos de análise, dados e resultados esperados. Não podem mencionar o(s) autor(es), nem a sua instituição ou endereço.

O assunto do e-mail deverá ter a identificação «resumo-proposta de comunicação».

O corpo do e-mail deverá conter as seguintes informações:

  1. Nome(s) do(s) autor(es)
  2. Instituição(/ões) a que pertence(m)
  3. Título da comunicação
  4. Endereço postal completo
  5. Endereço electrónico (e-mail)
  6. Número de telefone e/ou fax
  7. Área temática em que preferencialmente se inscreve a comunicação
  8. Um (ou mais) dos âmbitos de investigação acima referidos.

Os resumos deverão ser enviados em anexo, preferencialmente em formato em formato .doc, .docx (também em versão PDF, se contiver símbolos especiais), para o seguinte endereço electrónico oficial:
IVCIP_EdJustDirHum2022.braga@ucp.pt

As propostas de comunicação aprovadas serão apresentadas publicamente durante o Congresso pelo respectivo autor (ou autores) num período de tempo correspondente a vinte minutos (com mais dez minutos de debate).

Nota: Será publicada uma seleção dos melhores textos originais apresentados no Congresso, depois de submetidos a revisão inter pares (peer review), mediante o sistema de dupla avaliação anónima (double–blind); estes textos não não deverão ultrapassar 8.000 palavras (incluindo notas de rodapé e bibliografia). Os textos podem ser escritos em português, espanhol, inglês e francês em formato .doc ou .docx. A norma de estilo é a norma de Chicago 16ª.

Prazos

Datas importantes

O prazo-limite previsto para a submissão dos resumos é o dia 15 de novembro de 2021.

Propõe-se como data de notificação dos resultados aos Autores inscritos o dia 30 de novembro de 2021.

Após a comunicação dos resultados, os autores oficializarão as inscrições para comunicações, através do preenchimento de uma Ficha de Inscrição.

A formulação definitiva do Programa será posteriormente divulgada pela Comissão Organizadora.

A data limite de inscrição e pagamento dos participantes que apresentam comunicação está prevista para 5 de janeiro de 2022.

Inscrições

Inscrição antecipada

Participantes: 120 Euros
Professores do Ensino Básico e Secundário e participantes das entidades parceiras da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais: 80 Euros
Estudantes graduados*: 80 Euros
Estudantes do CRBr: 30 Euros

(Data limite de inscrição e pagamento dos participantes que não apresentam comunicação: 11 de fevereiro de 2022)

Inscrição posterior a 5 de janeiro de 2022

Participantes: 150 Euros
Professores do Ensino Básico e Secundário e participantes das entidades parceiras da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais: 100 Euros
Estudantes graduados*: 100 Euros
Estudantes do CRBr: 50 Euros

*Mediante a apresentação de um comprovativo documental

Nestes valores estão incluídos:

  1. certificado de participação;
  2. material de apoio: pastas, papel, programa, livro de resumos, coffee break.

Nota: Este Congresso está acreditado pelo CCPFP (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua).

Inscreva-se aqui

Programa social e cultural

11 de fevereiro de 2022: Jantar/Convívio com animação de grupo musical. (Inscrição: 25 Euros)
AVISO
Por questões de segurança (COVID-19), o programa cultural e o jantar de gala estão cancelados. Informa-se que todos quantos estavam inscritos para o jantar serão ressarcidos do valor pago. No ato do registo de entrada no Congresso, os participantes deverão alertar para a situação junto do secretariado, de modo a agilizar o processo de devolução de taxa.

Estrutura

Áreas temáticas

  1. Educação, justiça e direitos na visão Inaciana
  2. Educação, sociedade digital e direitos humanos
  3. Educação, tolerância e religião
  4. Políticas educativas, justiça escolar e democracia
  5. Política educacional e diversidade cultural e social
  6. Escola inclusiva, políticas migratórias e direitos humanos
  7. Justiça, memória e identidades
  8. Educação e justiça ambiental
  9. Direitos como discurso, direito à língua e comunicação
  10. Direitos humanos, artes e cultura de paz
  11. Injustiças, desigualdades, indiferenças e intolerâncias
  12. Dignidade, ética e educação em direitos humanos
  13. Direitos humanos, ética e transumanismo

Conferencistas Plenários

  1. Adela Cortina – Universidade de Valência-Espanha
  2. João Vila-Chã – Pontifícia Università Gregoriana – Itália
  3. Ramos Horta – Prémio Nobel da Paz – Timor

Painéis

  1. Educação, justiça e direitos humanos: desafios teóricos
  2. Educação, justiça e direitos humanos: desafios políticos
  3. Educação, justiça e direitos humanos: desafios experienciais

Local do Congresso

O Congresso realiza-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, situada no centro da cidade de Braga, a 5 minutos a pé da Avenida Central.

Organização

Comissão Organizadora

  • Carlos Estêvão e José Manuel Martins Lopes (Coordenadores) (FFCS, Braga)
  • Ana Paula Pinto (FFCS, Braga)
  • Artur Galvão (FFCS, Braga)
  • João Carlos Onofre Pinto (FFCS, Braga)
  • Manuela Taveira (FFCS, Braga)
  • Maria José Lopes (FFCS, Braga)
  • Paulo Dias (FFCS, Braga)

Secretariado

  • Artur Alves (FFCS, Braga)
  • Odete Santos (FFCS, Braga)
  • Orquídea Lago (FFCS, Braga)

FFCS

Pontificia Università Gregoriana

Universidad de Deusto

Conselho Científico

  • Adela Cortina (Universidade de Valencia, Espanha)
  • Alice Botler (Universidade Federal de Pernambuco)
  • Alicia Cabezudo (Un. de Rosário, Argentina)
  • Ana Maria Eyng (PontifíciaUniversidade Católica do Paraná)
  • Cândido Gomes (Membro da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade)
  • Carlos Estêvão (Universidade Católica Portuguesa)
  • Cristina Neto Mardaras (Universidade de Deusto)
  • Esther Quinteiro (Universidade de Salamanca)
  • Fernando Campos (Universidade Lusófona)
  • Isabel Dias (Universidade do Porto)
  • John Morgan (Universidade de Cardiff)
  • João Duque (Universidade Católica Portuguesa)
  • João Vila-Chã (Pontificia Università Gregoriana)
  • Joaquim Azevedo (Universidade Católica Portuguesa)
  • José Manuel Martins Lopes (Universidade Católica Portuguesa)
  • José María Guibert Ucín (Universidad de Deusto)
  • Maria José Casa-Nova (Universidade do Minho)
  • Nuno da Silva Gonçalves (Pontificia Università Gregoriana)
  • Regina Queiroz (Universidade Lusófona)
  • Vanessa Cavalcanti (Universidade Católica de Salvador)

Agenda dia 10/2

Dia 10 /2 Quinta-Feira - Auditório Isidro Alves - Edifício D - Campus Camões

8h30 Recepção congressistas
9h00 Sessão de Abertura
Isabel Capeloa Gil (Reitora da UCP)
José Manuel M. Lopes (Director da FFCS)

10h00 Conferência Plenária: Notas de uma carreira em prol dos Direitos Humanos
Ramos Horta (Prémio Nobel da Paz)
(Moderador: João Duque)

11h00 Coffee Break
11h30 Painel 1 - Desafios teóricos
Coordenador: Carlos Estêvão(UCP)
Maria José Casa-Nova (Univ. do Minho)
Fernando Campos (Univ. Lusófona)
Regina Queiróz (Univ. Lusófona)
Esther Quinteiro (Univ de Salamanca)
Vanessa Cavalcanti (Univ. Católica de Salvador)
13h00 Almoço
15h00 Sessões paralelas 1 a 5 (salas D7, D8, D9, D10 e Lab3)
16h30 Coffee Break
17h00 Sessões paralelas 6 a 9 (salas D7, D8, D9 e Lab3)

Sessões paralelas 1 a 5 - 15h00 - Edifício D - Campus Camões

Sala D7
Ana Maria Rocha
Sala D8
Fernando Campos
Sala D9
Luísa Magalhães
Sala D10
Mirele Corrêa
Sala Lab3
Luana Homma

Sessão paralela 1.1
José Eduardo Franco
Susana Mourato Alves-Jesus
(UA- CLEPUL-FLUL-Portugal)

>>
Da democratização da alma aos direitos humanos: percursos religiosos e de civilização

Sessão paralela 2.1
Vladas Bartochevis
(Vilnius University-Lithuania)

>>
A Integração dos Imigrantes e o Papel dos Principais Agentes em uma Sociedade Plural de Acordo com o Modelo KSAK

Sessão paralela 3.1
Martín Caeiro Rodríguez
(Un. de Zaragoza-España)

>>
Educación artística y contrato natural: el valor del arte y la familia en la educación del patrimonio natural

Sessão paralela 4.1
Maria de Lourdes Leal dos Santos
(USP-Brasil)

>>
Perspectivas da formação docente humanista à luz da presença feminina no campo educacional entre Brasil e Portugal (1960-1980)

Sessão paralela 5.1
Fabrizia Raguso
(FFCS-UCP- Portugal)

>>
Saúde Mental e Direitos Humanos. Uma leitura em chave inaciana

Sessão paralela 1.2
Fernanda Rose Silva
Natalia Nascimento Fernandes
(Un. de Brasília-Brasil)

>>
O papel do orientador educacional no combate ao racismo na escola

Sessão paralela 2.2
Cristina Borges Guimarães
Sandra M. Silva Cavalcante
Tamara Gonçalves Miranda
(PUC Minas - Coração Eucarístico, Belo Horizonte- Brasil )

>>
Uma experiência educativa remota brasileira com crianças e adolescentes migrantes e refugiados

Sessão paralela 3.2
Patricia Bonnin-Arias
Gaël Lévéder-Lepottier Bernard
Estela Alarcón Rodríguez
Manuel Garzón Albarrán
Ana Colomer Sánchez
(Un. Rey Juan Carlos - España)

>>
Danza, equidad y sostenibilidad en un proyecto de innovación educativa

Sessão paralela 4.2
Ana Nolasco
Jorge Bárrios
Kátia Sá
(Inst. Pol. Lisboa-Portugal)

>>
O desenvolvimento de pensamento crítico sobre questões de género no contexto da formação em artes no ensino superior

Sessão paralela 5.2

Ana Quelha (UM- Portugal)
Fernando Martins (GNR)
Eleonora Veiga Costa (FFCS-UCP-Portugal)

>>
Violência por parte do Parceiro íntimo: Preditores de Perturbação de Stresse Pós-Traumático




...

Sessão paralela 2.3
Ricardo Barroso
(FFCS-UCP-Portugal)

>>
Metafísica dos Direitos Humanos: o interesse Humano como parte do Mundo Natural

Sessão paralela 3.3
Laís Schalch
(U.E. Campinas – S. Paulo – Brasil)

>>
Oficina de dança indiana como caminho para potencializar a formação docente

Sessão paralela 4.3
Náila Neves de Jesus
(UESB- Brasil)
Rita Maria Radl-Philipp (USC-España)

>>
A memória coletiva e os processos de construção de identidades de gênero de mulheres trans e travestis

Sessão paralela 5.3
Sandrina Quinteiro
Ângela Sá Azevedo
(FFCS-UCP-Portugal)

>>
Educação Parental: a violência no namoro dos jovens adultos e a vinculação aos pais



Sessões paralelas 6 a 9 - 17h00 - Edifício D - Campus Camões

Sala D7
Eduardo Franco
Sala D8
Aline Seiça
Sala D9
Susana Vilas Boas
Sala Lab3
Vladas Bartochevis

Sessão paralela 6.1
Rogelio García Mateo, SJ
(U. Gregoriana-Roma-Italia)

>>
Libertad y justicia en Ignacio de Loyola y en los derechos humanos. Propuestas formativas

Sessão paralela 7.1
Ana Maria Teixeira da Rocha
(FLUC-Portugal)

>>
Papéis da prisão, de Luandino Vieira: "dever de memória" e História

Sessão paralela 8.1
Ana Alexandra Silva
José Gabriel Ganga
(U.Évora- Portugal /Inst. Sup. Pol. Katangoji- Angola)

>>
O direito à língua e à comunicação na variedade do português de Angola: jogo de forças entre língua oficial, línguas nacionais e norma emergente

Sessão paralela 9.1
Luísa Magalhães
(FFCS-UCP- Portugal)

>>
O direito infantil à brincadeira na perspetiva dos direitos humanos, educação e jogo

Sessão paralela 6.2
José Manuel Martins Lopes, SJ
(FFCS-UCP-Portugal)

>>
Pedro Arrupe SJ e a promoção da justiça

Sessão paralela 7.2
Víctor Murillo Ligorred
(Un. Zaragoza-España)

>>
Iconoclasia en sociedades actuales: la educación artística como contrapeso contra las luchas en imágenes

Sessão paralela 8.2
Joaquim Jorge Moreira da Silva
(Maiestas / Ass. Amigos da Bib. Mun. Maia / FLUP-Portugal)

>>
A Educação Não Formal e a participação dos leitores na Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia: um estudo de caso

Sessão paralela 9.2
Claudia Tona Oliveira
Leila Aparecida Oliveira Tavares
(SESC Nova Iguaçu/SESC Niterói-Brasil)

>>
Relação família/escola: ética amorosa e humanização

Sessão paralela 6.3
Fernando Campos
(Un. Lusófona- Portugal)

>>
Justiça e Direitos Humanos – um caminho para o desenvolvimento

Sessão paralela 7.3
Pedro António Monteiro Franco
(FLUL-Portugal)

>>
Possibilidades éticas na poética do discurso


...

Sessão paralela 9.3
Daniela Monteiro
(FFCS-UCP-Portugal)

>>
Serviço Social e as Artes: relação histórica e transformadora

Agenda dia 11/2

Dia 11 /2 Sexta-Feira - Auditório Isidro Alves - Edifício D - Campus Camões

10h00 Conferência Plenária: Entre a Lógica do Direito e o Sentido do Humano: a Cultura dos Direitos Humanos como Forma de Vida
João Vila-Chã (Pontificia Università Gregoriana, Roma- Italia)
(Moderador: Álvaro Balsas)
11h00 Coffee Break
11h30 Painel 2 - Desafios políticos
Coordenador:Joaquim Azevedo (UCP)
Isabel Estrada Carvalhais (Eurodeputada)
João Lopes (Univ. do Porto e ex-Deputado)
Nuno Melo (Eurodeputado)
Ricardo Rio (Presidente CMB)
Tiago Mayan (Fundador da IL)
13h00 Almoço
15h00 Sessões paralelas 10 a 14 (salas D7, D8, D9, D10 e Lab3)
16h30 Coffee Break
17h00 Sessões paralelas 15 a 18 (salas D7, D8, D9 e Lab3)

Sessões paralelas 10 a 14 - 15h00 - Edifício D - Campus Camões

Sala D7
Fernanda M. Pinto
Sala D8
Fabrizia Raguzo
Sala D9
J.C. Onofre Pinto
Sala D10
Paulo C. Dias
Sala Lab3
A. Milho Cordeiro

Sessão paralela 10.1
Fernanda Moura Pinto
Diana Monteiro
Carla Pinto Cardoso
(FFCS-UCP)

>>
Educar para a Sustentabilidade e Direitos Humanos:um caso prático no ensino secundário

Sessão paralela 11.1
Susana Sousa Vilas Boas
(FT-UCP-Portugal)

>>
O conceito de Justiça: a (in)tolerância teológico-filosófica

Sessão paralela 12.1>
Artur Ilharco Galvão
(FFCS-UCP-Portugal)

>>
Inquirição e Pedagogia: A Virtude de Questionar no Contexto de Sala de Aula

Sessão paralela 13.1
Ivan Thomaz Leite de Oliveira
(UNESP-Brasil)

>>
Educação Racionalista: Memória e Atualidade das Escolas Modernas para a Educação e a Justiça Social no Brasil

Sessão paralela 14.1
Ana Paula Pinto
(FFCS-UCP)

>>
O imperativo ético da hospitalidade no modelo educativo homérico

Sessão paralela 10.2
Tânia Sofia Tavares de Carvalho Ribeiro Libório
(Investigadora Independente- Portugal)

>>
O papel dos Direitos Humanos, nos desafios da educação e da justiça social, à luz do voluntariado

Sessão paralela 11.2
Clayton da Silva Guerreiro
(UNICAMP/ CEBRAP- Brasil)

>>
Educação e intolerância religiosa: a atuação de missionários brasileiros em Moçambique

Sessão paralela 12.2
António Ângelo M. Mendes
(E. S. Carlos Amarante-Portugal)

>>
Políticas educativas, rankings escolares, qualidade e desigualdades

Sessão paralela 13.2
Dina Maria Batalha Henriques
(CEIS20 – GRUPOEDE – UC-Portugal)

>>
Nos passos de Luiza Andaluz: a antecipação e a promoção do direito à educação

Sessão paralela 14.2
Maria José Lopes
(FFCS-UCP)

>>
Ágapes serranos: a hospitalidade e a convivialidade como traço identitário e recurso narrativo em "Andam faunos pelos bosques" de Aquilino Ribeiro

Sessão paralela 10.3
Joissy Karina Strukel Rogerio Monteiro Nathu
(DKT Mozambique)

>>
O planeamento familiar nos centros de deslocados de cabo-delgado: uma análise a partir da DKT Mozambique

Sessão paralela 11.3
Axelle van Hauwaert
Cidália Ferreira Bicho
Maria da Luz Pinto Gago
(Col. Int. de Vilamoura- Portugal)

>>
Educação para a paz: o reconhecimento da bondade num ambiente educativo aberto e multicultural

Sessão paralela 12.3
Sílvia Maria Alves Fernandes
(FFCS-UCP)

>>
Religião e tratamento da esquizofrenia

Sessão paralela 13.3
Marcelino Mendes Curimenha
(UNICAMP- Brasil)

>>
Políticas educacionais e justiça social no ensino primário: o caso das sanzalas de Angola

Sessão paralela 14.3
Adriano Milho Cordeiro
(FLUC-C. I. Joaquim Veríssimo Serrão – C.M. Santarém)

>>
A política educacional vs. Escola como promotoras da diversidade cultural, da inclusão, da equidade, da memória e identidades



Sessões paralelas 15 a 18 - 17h00 - Edifício D - Campus Camões

Sala D7
António A. Mendes
Sala D8
Sílvia Fernandes
Sala D9
Maria José Lopes
Sala Lab3
Artur Galvão

Sessão paralela 15.1
Aline Bernardes Seiça
(E.S.D. Pedro V, Lisboa- Portugal)

>>
Idealidade, Normatividade e Realidade da Justiça Escolar: Perspetivas de Professores

Sessão paralela 16.1
Mirele Corrêa
Luana Hanae Gabriel Homma
Ernesto Morales Morales
Núria Reguero
Victor Mirete Fernández
(U. Aut. Barcelona- España/ Unicamp / UFABC- Brasil/ Inst. Gobierno y Políticas Públicas- España)

>>
Pesquisa-Ação Participativa: um relato de experiência de uma política educativa de formação social em Barcelona

Sessão paralela 17.1
Moderador: Maria José Lopes
Daniela Monteiro
Catarina Vieira da Silva
(FFCS-UCP)

>>
A APS online como metodologia educativa para uma sociedade inclusiva: reflexões sobre a sua aplicação numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

Sessão paralela 18.1
Mariasa Musaio
(UC Sacro Cuore- Italia)

>>
Art and education to overcome indifference and build empathy

Sessão paralela 15.2
Katharine Rafaela Diniz Nunes
(Un. Est. Campinas- Brasil/ U.Lisboa- Portugal)

>>
Direitos humanos e experimentação audiovisual na formação de professores de escolas públicas brasileiras

Sessão paralela 16.2
Bárbara Cristina Farina
(Secret. Mun. Educação de Porto Alegre- Brasil)


>>
Obstáculos do pertencimento ao lugar-escola

Sessão paralela 17.2
Francisco Carmo do Castro Júnior
(CIEE- Brasil)

>>
Educação e novas tecnologias: um passo importante para a sustentabilidade em uma sociedade globalizada e intercultural

Sessão paralela 18.2
João Carlos Onofre Pinto
(FFCS-UCP)

>>
E educação para os direitos humanos como capacitação noergológica. Uma leitura zubiriana

Sessão paralela 15.3
Karine Joulie Martins
Monica Fantin
(Un. Fed. Santa Catarina- Brasil)

>>
Trajetórias formativas com cinema: diálogos e contravisualidades

Sessão paralela 16.3

Cristina Sá Carvalho
(FT- UCP)

>>
O Serviço como Pedagogia: uma experiência de desenvolvimento moral e educação para a cidadania para o ensino básico e secundário

Sessão paralela 17.3
Rosa Helena do Nascimento
(FUNIBER- Brasil)

>>
Escolarização de jovens e adultos no século 21: análise da formação cidadã nos documentos orientadores e na prática educativa

Agenda dia 12/2

Dia 12 /2 Sábado - Auditório Isidro Alves - Edifício D - Campus Camões

9h30 Painel 3 - Desafios experienciais
Coordenador:José Manuel Martins Lopes (UCP)
José Teixeira (CEO da DST)
José Vale Machado (CEO - Central Arquitectos)
Jorge Reis Bravo (Magistrado)
André Costa Jorge (Diretor do JRS)
Isabel Maria Gonçalves Folhadela de Oliveira Mendes Furtado (CEO da TMG Automotive e Presidente da COTEC Portugal)
11h00 Coffee Break
11h30 Conferência Plenária: Educar para una ciudanía cosmopolita desde la razón cordial
Adela Cortina (Universitat de València)
(Moderador: J.C. Onofre Pinto)
12h45 Sessão de Encerramento (Carlos Estêvão)

Galeria de Fotografias

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CEFH

FCT

GRACOS - Grupo de Reflexão e Análise dos Colégios da Companhia de Jesus

RIDH

Revista Brotéria - Cristianismo e Cultura

Contactos

IV Congresso Internacional de Pedagogia - Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação

a/c Ana Paula Pinto e Maria José Ferreira Lopes
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais
Praça da Faculdade, nº 1
4710-297 Braga

Telefone: +351 253 208 075 (Artur Alves) / +351 253 206 100
Fax: +351 253 208 073

EMAIL: IVCIP_EdJustDirHum2022.braga@ucp.pt

Coordenadas GPS:
Latitude: 41.5550088
Longitude: -8.4210029

+351 253 208 075 (Artur Alves)
+351 253 206 100

+351 253 208 073

IVCIP_EdJustDirHum2022.braga@ucp.pt

Como Chegar

Avião


Random Name

O aeroporto mais próximo da cidade de Braga é o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, a cerca de 50 km de distância.

  • Avião+Metro+Comboio: A partir do aeroporto pode optar pela viagem de metro até à estação da CP da Campanhã, apanhando para isso o metro da linha violeta – linha E: Aeroporto – Estádio do Dragão. Deve depois sair na paragem da Campanhã, que dá acesso directo à Estação de Caminhos-de-Ferro, com o mesmo nome. Na estação da Campanhã terá comboios da CP com destino a Braga.
  • Avião+Autocarro: Poderá desfrutar da viagem direta da GETBus entre o aeroporto e a central de camionagem de Braga ou ainda apanhar o Metro.

    Horários disponiveis aqui.

Comboio


Random Name

Através do website www.cp.pt, poderá consultar os horários e as linhas disponíveis para chegar a Braga, desde um determinado ponto de partida.

Website: www.cp.pt

Telefone: +351 808 208 208

Autocarro


Random Name

Existem bastantes autocarros para a cidade de Braga. A estação de camionagem situa-se a 250 metros da Universidade, há por isso várias empresas de autocarros que vêm de vários lugares do país.

Rede Expressos Transdev Arriva Rodonorte GETBUS

App Braga Incoming

A aplicação BragaINCOMING tem como objetivo servir qualquer cidadão que queira visitar a cidade de Braga, sendo a sua principal função ajudar o utilizador nos primeiros passos que tem de dar quando chega à cidade.
A aplicaçãp está disponível para iOS e Android.

BRINCOMING

Alojamento

Sugestões de alojamento próximas do local do evento:

Nome Tipologia Morada Telefone
(+351)
Web Email GPS
Meliã Hotel & Spa Hotel ***** Av. Gen. Carrilho Da Silva Pinto, 8 253 144 000 www.meliabraga.com melia.braga@solmeliaportugal.com 41°33'25.8"N 8°23'48.3"W
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Hotel Mercure Braga Centro Hotel **** Praceta João XXI 253 206 000 www.mercure.com h8308@accor.com 41°32'47.4"N 8°25'11.4"W
Hotel Comfort Inn Hotel *** Rua Damiana Maria da Silva, 20 253 000 600 www.continentalhotels.eu dgcomfortbraga@grupo-continental.com 41°31'44.5"N 8°26'52.0"W
Hotel Senhora a Branca Hotel *** Largo Senhora A Branca, 58 253269938 http://hotelsrabranca.pt/hotel/ hotelsrabranca@sapo.pt 41°33'08.8"N 8°24'59.7"W
Basic Braga by Axis Hotel *** Largo da Estação, 732 253148000 www.basichotelbraga.com reservas@basichotelbraga.com 41°32'52.4"N 8°26'06.1"W
Hotel Residencial Dora Hotel ** Largo Senhora-a-Branca, 92/94 253 200 180 www.hotelresidencialdora.com/pt-pt reservas@residencialdora.com 41°33'06.7"N 8°24'58.9"W
ABranca Duplex Apartment Apartamento Rua Santa Margarida, 245 - 2º Esq 912 213 624 www.booking.com/hotel/pt/abranca-duplex-apartment.pt-pt.html analampreilopes@gmail.com 41°33'08.9"N 8°25'01.4"W
Braga Historic Center Hostel Hostel Rua D. Frei Caetano Brandão, 64 913 993 589 http://braga-historic-center-hostel-pt.book.direct/pt-pt bragahistoriccenter@gmail.com 41°33'03.0"N 8°25'43.8"W