Docentes e Investigadores da FFCS, no âmbito de um novo projeto, dinamizam Workshop centrado nas melhores práticas no ensino de

O Projeto "Language Buddy – Supporting language learning of migrant children and young adults through language buddies”, financiado pelo fundo AMIF (Asylum, Migration and Integration Fund, 2021-2027) da União Europeia e co-financiado pela União Europeia, conta com 15 entidades parceiras, de 8 países europeus (Grécia, Áustria, Itália, Espanha, Portugal, Malta, Roménia e Bulgária). 

Este consórcio internacional, do qual a FFCS – UCP Braga faz parte, tem como objetivo melhorar a aprendizagem de línguas dos/das estudantes – entre os 12 e os 17 anos – oriundos de famílias de refugiados/migrantes, através da aprendizagem não formal e informal, mediante a intensificação das práticas de tutoria e a implementação de um sistema de "buddy"/mentoria.  

Assim, o “Language Buddy”, coordenado por instituições de ensino superior (IES), escolas/autoridades educativas, organizações não governamentais (ONG) e organizações lideradas por migrantes, o sistema de "buddy" / mentoria envolverá a sua correspondência com estudantes de IES (departamentos de pedagogia/educação/língua/literatura), os quais serão apoiados para atuarem como mentores linguísticos em termos de programas de voluntariado e/ou estágios no âmbito dos seus estudos.  

Neste sentido e depois de vários meses de trabalho colaborativo de revisão de literatura, os diferentes parceiros envolvidos, elaboraram um repositório de “boas práticas”, o qual foi debatido no Workshop: "Aprender com o(s) melhor(es): Melhores práticas no ensino de línguas para estudantes migrantes com o sistema de buddy/mentores", com 6 profissionais portugueses, no passado dia 26 de junho.   

Este workshop, dinamizado e organizado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga, em colaboração com a Casa do Professor, centrou-se na discussão e seleção das melhores práticas e ferramentas no ensino de línguas para estudantes migrantes, com base na investigação nacional realizada nos 8 países parceiros; e contou com a participação fundamental de representantes das seguintes instituições portuguesas: Município da Póvoa do Lanhoso, Agrupamento de Escolas Maximinos, Escola Secundária Martins Sarmento,  ADOLESCERE – Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente e JRS – Portugal Serviço Jesuíta aos Refugiados.  

Os docentes Paulo Dias, Catarina Vieira da Silva, Cândido Oliveira Martins e a Investigadora Raquel Rodrigues da FFCS – UCP Braga, juntamente com as colegas Isabel Vieira, Ana Nunes, Matilde Torres e Patrícia Teixeira da Casa do Professor, continuarão envolvidos/as e empenhados/as nas diferentes atividades deste projeto. Além do apoio linguístico, este sistema de "buddy"/mentoria almeja permitir aos/às alunos compreender melhor a cultura e o sistema educativo da sociedade num ambiente seguro, onde a sua cultura também é valorizada. Também visa motivar, eventualmente, a continuação dos seus estudos ao mesmo tempo que objetiva ajudar os/as estudantes de diferentes instituições do Ensino Superior a desenvolver as suas competências interculturais contribuindo, assim, para aumentar a sua tolerância e aceitação - tão necessárias para trabalhar em ambientes educativos multiculturais, tão frequentes na nossa sociedade contemporânea. 

Prémio FCT
FCT atribui Excelente a projeto de investigação em Linguística coordenado por Docente da Católica Braga
No âmbito do Concurso Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) em Todos os Domínios Científicos, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou com a classificação de Excelente o projeto de investigação “Convergence and Divergence between National Varieties of Portuguese” (CONDIV).
Colóquio Internacional Camilo Castelo Branco
Docente da Católica Braga marca presença no Colóquio Internacional sobre Camilo Castelo Branco
Nos dias 9 e 10 de maio, o docente da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga, Cândido Oliveira Martins, foi o responsável pela coordenação do Colóquio Internacional "Camilo em Relação", que decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa.
Livro Avós e Netos
Docente da Católica Braga lança livro sobre a relação entre avós e netos
No dia 14 de Maio, o docente da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Braga, Ricardo Peixoto, esteve presente no Portugal em Direto, na RTP, para divulgar o seu livro “Avós e Netos”.