Eventos

Em destaque este mês

< >

Presidente da Câmara e Arcebispo de Braga “trocaram de cadeiras” na Católica Braga

No dia 16 de janeiro, D. José Cordeiro, arcebispo primaz de Braga e das Espanhas, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, estiveram à conversa intitulada por “Troca de Cadeiras”, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Braga.

Ricardo Rio refletiu sobre as perspetivas de progressão de carreira profissional limitadas, não só em Braga como em Portugal, que leva os jovens a procurarem oportunidades noutros países. Por outro lado, D. José Cordeiro afirma que sente Braga “não só a cidade, mas também a arquidiocese como uma geografia de esperança, que nos enche de alegria”.

Neste encontro, moderado por Luís Santos, cronista e docente da Universidade do Minho, o autarca e o arcebispo de Braga refletiram ainda sobre a profundidade dos caminhos humanos; sociais; políticos; ecológicos; religiosos e espirituais no mundo, em Portugal e na cidade de Braga.

No final da conversa, proporcionou-se um momento de debate final, no qual o público teve a oportunidade de questionar Ricardo Rio e D. José Cordeiro sobre os vários temas abordados e que gostariam fossem refletidos em maior profundidade.

Troca de Cadeiras Aula Magna

Troca de Cadeiras: autarca e arcebispo de Braga à conversa

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, numa conversa moderada pelo professor e cronista Luís Santos. Hoje, dia 16, às 21h15, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais de Braga.

Troca de Cadeiras é o nome da iniciativa que junta à conversa Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e D. José Cordeiro, arcebispo de Braga. O encontro é organizado pelo Centro Académico de Braga (CAB), o centro universitário dos jesuítas de Braga, pela associação Acabados e pela Comunidade de Vida Cristã de Braga (CVX), e decorrerá amanhã, dia 16 de janeiro, pelas 21h15, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica. Não se trata de uma ‘conversa improvável’ mas sim de um exercício para conhecer melhor a realidade que habitamos e dar razões da nossa esperança.

Este encontro será moderado pelo professor e cronista Luís Santos, da Universidade do Minho e tem o objetivo de revelar, de um modo simples e despretensioso, a profundidade de caminhos humanos; sociais; políticos; ecológicos; religiosos e espirituais no mundo, em Portugal e na cidade de Braga.

A organização espera que este serão dê um contributo significativo para a vida pessoal dos presentes e para as comunidades e organizações sociais e profissionais na cidade de Braga.

Cristãos palestinianos falam sobre situação na Cisjordânia

Nicolas Ghobar, da paróquia da Igreja da Anunciação em Beit Jala, que pertence à comunidade cristã de Belém, e Hala Yacoub, jornalista cristã palestiniana e defensora dos direitos humanos da Cisjordânia, vão estar no dia 11 deste mês, às 21h15, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, em Braga, para falarem sobre a situação que se vive atualmente na Cisjordânia.

Esta iniciativa é promovida pelo Centro Académico de Braga, o Coletivo pela Libertação da Palestina, Rede Mundial de Oração do Papa-Portugal e pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga.

Através da escrita e do ativismo, Hala Yacoub elucida sobre a realidade quotidiana da vida naquele território sob ocupação e a fé inabalável dos cristãos palestinianos. O seu trabalho aproxima comunidades, convidando cristãos de todo o mundo a unirem-se em solidariedade com a Palestina, através de um compromisso comum com a justiça, a dignidade e a paz.

Nicolas Ghobar está em Portugal para promover objetos artesanais feitos em madeira de oliveira para ajudar a sustentar muitas das famílias cristãs e comunidades religiosas que se mantêm neste enclave palestiniano situado na Cisjordânia, a sul de Jerusalém.

No coração de Bethlehem, onde há mais de dois mil anos brilhou a Estrela que anunciou o nascimento do Salvador, 37 famílias cristãs transformam fé em arte, como forma de sustento. Com mãos dedicadas e corações cheios de esperança, estas famílias criam peças únicas, em madeira de oliveira da Terra Santa, símbolos de luz e de paz. Cada obra é muito mais que artesanato, é uma oração silenciosa, uma semente de esperança lançada na Terra Santa.

O resultado da venda destas peças reverte para o apoio e sobrevivência da pequena comunidade cristã de Bethlehem, que hoje representa apenas 1% da população local. Estas peças estão disponíveis, até ao Natal, na paróquia de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa. Está disponível nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok uma página/perfil com o nome “Estrela de Belém Artesanato” que dá a conhecer as peças e os fins a que se destina o valor angariado com a venda.

D. José Cordeiro e Ricardo Rio em diálogo em "Troca de Cadeiras" na Católica de Braga

O Arcebispo Primaz e o presidente da Câmara de Braga vão protagonizar uma conversa moderada pelo docente da UMinho Luís Santos.
 

Dom José Cordeiro

 

Na próxima quinta-feira, dia 16 de janeiro, pelas 21h15, o Arcebispo Primaz de Braga e das Espanhas, D. José Cordeiro, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, vão "trocar de cadeiras" durante uma conversa que se adivinha, carregada de interesse, que decorrerá no Atrio da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga.

 

Ricardo Rio

 

Nesta iniciativa intitulada "Troca de Cadeiras", a conversa será moderado por Luís Santos, cronista e docente na Universidade do Minho (UMinho), tendo como objetivo revelar, de um modo simples e despretensioso, a profundidade dos caminhos humanos, sociais, políticos, ecológicos, religiosos e espirituais no mundo, em Portugal e na cidade de Braga.

Entrada livre
Organizado pelo Centro Universitário dos Jesuítas de Braga (Centro Académico de Braga - CAB), em colaboração com a Comunidade Vida Cristã em Portugal - Braga e a Associação aCABados, esta "Troca de Cadeiras" insere-se no encontro mensal "sentir e gostar", cujo principal objetivo é alternar um momento de oração com arte e um momento de diálogo sobre temas que unem a fé e a vida, explorando temas pertinentes para descobrir o que têm em comum a política, a fé.

A organização espera que este serão contribua de forma significativa para a vida pessoal das pessoas presentes e para as comunidades e organizações sociais e profissionais na cidade de Braga.

O evento é de entrada livre e não carece de inscrição.

Heróis não lutam sozinhos: contribui e salva as nossas florestas

Nos últimos dias temos visto Portugal a arder. A tristeza e exaustão dos que ficam sem casa e dos que lutam pelo país invade o coração dos portugueses. E são estas situações que mostram que Portugal é uma frente unida e ondas de solidariedade vão sendo criadas em todo o país.  

O Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Braga organizou uma recolha de bens para os bombeiros com o apoio da UCP, do Grupo de Jovens Fratelli Tutti, o Centro Académico de Braga (CAB) e o Voluntaria*Te.

Para tal, até ao dia 23 de setembro estarão na entrada da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, do Campus Camões e do CAB caixote para recolher os bens necessários: 

  • ⁠Água e bebidas isotónicas;⁠
  • Barritas energéticas e alimentos não perecíveis;
  • Materiais de primeiros socorros;

Vamos ajudar quem faz tanto por nós. Junta-te a esta causa! 
Os heróis não lutam sozinhos!

Estudantes de Serviço Social promovem reflexão sobre o legado do Papa Francisco na luta contra a pobreza e exclusão social

almoço-convívio Papa

No passado dia 6 de maio, a Comissão de Estudantes de Serviço Social SerSocial, em parceria com o CAB, organizou um almoço-convívio na Universidade Católica Portuguesa de Braga, dedicado à reflexão sobre o legado do Papa Francisco na luta contra a pobreza e a exclusão social.

O encontro contou com a participação da aluna Damiana Ribeiro, diretora da Comissão SerSocial, de Miguel Ribeiro, membro do CAB, da Assistente Social Sílvia Gonçalves e do Pe. Bruno Nobre, Diretor da FFCS.

Na sua intervenção, Damiana partilhou um testemunho pessoal, destacando como o pensamento social do Papa Francisco tem sido uma inspiração para os estudantes. Referiu a importância das encíclicas Fratelli Tutti e Laudato Si, e a forma como estas encorajam uma visão de fraternidade sem fronteiras e uma justiça social que integra também a justiça ambiental. Sublinhou ainda o impacto de projetos internacionais em que participou, incluindo um premiado projeto de aprendizagem e serviço que culminou numa audiência com o Papa.

Sílvia Gonçalves, assistente social no Gabinete de Apoio ao Aluno, destacou o papel transformador da educação, especialmente junto dos estudantes com maiores dificuldades económicas e sociais. Citando o Papa Francisco, reforçou que a educação é um ato de esperança e um antídoto contra a exclusão. Partilhou ainda o trabalho essencial que se realiza diariamente para garantir apoio, acolhimento e inclusão a todos os estudantes, independentemente da sua origem ou condição social.

Miguel Ribeiro relembrou o Papa Francisco como um exemplo de progresso e de compromisso com a humanidade, destacando a sua capacidade de caminhar junto das pessoas e de procurar, com elas, soluções para os grandes problemas do mundo. Sublinhou o carinho do Papa pelo mundo e pelas pessoas, evocando também a sua experiência marcante durante a Jornada Mundial da Juventude.

O Pe. Bruno Nobre destacou o equilíbrio entre a dimensão pública e íntima do Papa Francisco: um homem capaz de mobilizar multidões, mas também profundamente atento ao encontro pessoal, aos pequenos grupos e às comunidades mais frágeis. Recordou o modo como o Papa encontrava sempre tempo para visitar bairros pobres e reencontrar amigos — alguém que se colocava nas margens, com coração, inteligência, compaixão e misericórdia, mas também com ação concreta. Exemplo disso foi a doação do papamóvel, transformado em unidade móvel de saúde para crianças na Faixa de Gaza. O Pe. Bruno desafiou ainda os jovens a lerem as encíclicas Fratelli Tutti e Laudato Si, reconhecendo nelas uma fonte de inspiração e compromisso.

Este momento de partilha e reflexão reforçou o compromisso dos futuros assistentes sociais com uma prática profissional humanista, crítica e comprometida com os mais vulneráveis — em linha com o apelo do Papa Francisco a uma ação social consciente, solidária e transformadora.

Jesuítas: Arcebispo de Braga e presidente da câmara vão trocar de cadeiras

Troca de Cadeiras _ Teaser press

O arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e Ricardo Rio, presidente da câmara daquela cidade, vão “trocar de cadeiras”, esta quinta-feira, pelas 21h15, numa conversa moderada pelo professor Luís Santos, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

A iniciativa «Troca de Cadeiras» é organizada pelo Centro Académico de Braga (CAB), o centro universitário dos jesuítas de Braga, pela associação ‘Acabados’ e pela Comunidade de Vida Cristã de Braga.

“Não se trata de uma ‘conversa improvável’ mas sim de um exercício para conhecer melhor a realidade que habitamos e dar razões da nossa esperança”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A conversa tem o objetivo de “revelar, de um modo simples e despretensioso, a profundidade de caminhos humanos; sociais; políticos; ecológicos; religiosos e espirituais no mundo, em Portugal e na cidade de Braga”.

A organização espera que esta iniciativa “dê um contributo significativo para a vida pessoal dos presentes e para as comunidades e organizações sociais e profissionais na cidade de Braga”.

LFS

Soon

Presidente da Câmara e Arcebispo de Braga “trocaram de cadeiras” na Católica Braga

No dia 16 de janeiro, D. José Cordeiro, arcebispo primaz de Braga e das Espanhas, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, estiveram à conversa intitulada por “Troca de Cadeiras”, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Braga.

Ricardo Rio refletiu sobre as perspetivas de progressão de carreira profissional limitadas, não só em Braga como em Portugal, que leva os jovens a procurarem oportunidades noutros países. Por outro lado, D. José Cordeiro afirma que sente Braga “não só a cidade, mas também a arquidiocese como uma geografia de esperança, que nos enche de alegria”.

Neste encontro, moderado por Luís Santos, cronista e docente da Universidade do Minho, o autarca e o arcebispo de Braga refletiram ainda sobre a profundidade dos caminhos humanos; sociais; políticos; ecológicos; religiosos e espirituais no mundo, em Portugal e na cidade de Braga.

No final da conversa, proporcionou-se um momento de debate final, no qual o público teve a oportunidade de questionar Ricardo Rio e D. José Cordeiro sobre os vários temas abordados e que gostariam fossem refletidos em maior profundidade.

Troca de Cadeiras Aula Magna

Troca de Cadeiras: autarca e arcebispo de Braga à conversa

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, numa conversa moderada pelo professor e cronista Luís Santos. Hoje, dia 16, às 21h15, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais de Braga.

Troca de Cadeiras é o nome da iniciativa que junta à conversa Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e D. José Cordeiro, arcebispo de Braga. O encontro é organizado pelo Centro Académico de Braga (CAB), o centro universitário dos jesuítas de Braga, pela associação Acabados e pela Comunidade de Vida Cristã de Braga (CVX), e decorrerá amanhã, dia 16 de janeiro, pelas 21h15, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica. Não se trata de uma ‘conversa improvável’ mas sim de um exercício para conhecer melhor a realidade que habitamos e dar razões da nossa esperança.

Este encontro será moderado pelo professor e cronista Luís Santos, da Universidade do Minho e tem o objetivo de revelar, de um modo simples e despretensioso, a profundidade de caminhos humanos; sociais; políticos; ecológicos; religiosos e espirituais no mundo, em Portugal e na cidade de Braga.

A organização espera que este serão dê um contributo significativo para a vida pessoal dos presentes e para as comunidades e organizações sociais e profissionais na cidade de Braga.

Cristãos palestinianos falam sobre situação na Cisjordânia

Nicolas Ghobar, da paróquia da Igreja da Anunciação em Beit Jala, que pertence à comunidade cristã de Belém, e Hala Yacoub, jornalista cristã palestiniana e defensora dos direitos humanos da Cisjordânia, vão estar no dia 11 deste mês, às 21h15, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, em Braga, para falarem sobre a situação que se vive atualmente na Cisjordânia.

Esta iniciativa é promovida pelo Centro Académico de Braga, o Coletivo pela Libertação da Palestina, Rede Mundial de Oração do Papa-Portugal e pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga.

Através da escrita e do ativismo, Hala Yacoub elucida sobre a realidade quotidiana da vida naquele território sob ocupação e a fé inabalável dos cristãos palestinianos. O seu trabalho aproxima comunidades, convidando cristãos de todo o mundo a unirem-se em solidariedade com a Palestina, através de um compromisso comum com a justiça, a dignidade e a paz.

Nicolas Ghobar está em Portugal para promover objetos artesanais feitos em madeira de oliveira para ajudar a sustentar muitas das famílias cristãs e comunidades religiosas que se mantêm neste enclave palestiniano situado na Cisjordânia, a sul de Jerusalém.

No coração de Bethlehem, onde há mais de dois mil anos brilhou a Estrela que anunciou o nascimento do Salvador, 37 famílias cristãs transformam fé em arte, como forma de sustento. Com mãos dedicadas e corações cheios de esperança, estas famílias criam peças únicas, em madeira de oliveira da Terra Santa, símbolos de luz e de paz. Cada obra é muito mais que artesanato, é uma oração silenciosa, uma semente de esperança lançada na Terra Santa.

O resultado da venda destas peças reverte para o apoio e sobrevivência da pequena comunidade cristã de Bethlehem, que hoje representa apenas 1% da população local. Estas peças estão disponíveis, até ao Natal, na paróquia de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa. Está disponível nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok uma página/perfil com o nome “Estrela de Belém Artesanato” que dá a conhecer as peças e os fins a que se destina o valor angariado com a venda.

D. José Cordeiro e Ricardo Rio em diálogo em "Troca de Cadeiras" na Católica de Braga

O Arcebispo Primaz e o presidente da Câmara de Braga vão protagonizar uma conversa moderada pelo docente da UMinho Luís Santos.
 

Dom José Cordeiro

 

Na próxima quinta-feira, dia 16 de janeiro, pelas 21h15, o Arcebispo Primaz de Braga e das Espanhas, D. José Cordeiro, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, vão "trocar de cadeiras" durante uma conversa que se adivinha, carregada de interesse, que decorrerá no Atrio da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga.

 

Ricardo Rio

 

Nesta iniciativa intitulada "Troca de Cadeiras", a conversa será moderado por Luís Santos, cronista e docente na Universidade do Minho (UMinho), tendo como objetivo revelar, de um modo simples e despretensioso, a profundidade dos caminhos humanos, sociais, políticos, ecológicos, religiosos e espirituais no mundo, em Portugal e na cidade de Braga.

Entrada livre
Organizado pelo Centro Universitário dos Jesuítas de Braga (Centro Académico de Braga - CAB), em colaboração com a Comunidade Vida Cristã em Portugal - Braga e a Associação aCABados, esta "Troca de Cadeiras" insere-se no encontro mensal "sentir e gostar", cujo principal objetivo é alternar um momento de oração com arte e um momento de diálogo sobre temas que unem a fé e a vida, explorando temas pertinentes para descobrir o que têm em comum a política, a fé.

A organização espera que este serão contribua de forma significativa para a vida pessoal das pessoas presentes e para as comunidades e organizações sociais e profissionais na cidade de Braga.

O evento é de entrada livre e não carece de inscrição.

Heróis não lutam sozinhos: contribui e salva as nossas florestas

Nos últimos dias temos visto Portugal a arder. A tristeza e exaustão dos que ficam sem casa e dos que lutam pelo país invade o coração dos portugueses. E são estas situações que mostram que Portugal é uma frente unida e ondas de solidariedade vão sendo criadas em todo o país.  

O Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Braga organizou uma recolha de bens para os bombeiros com o apoio da UCP, do Grupo de Jovens Fratelli Tutti, o Centro Académico de Braga (CAB) e o Voluntaria*Te.

Para tal, até ao dia 23 de setembro estarão na entrada da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, do Campus Camões e do CAB caixote para recolher os bens necessários: 

  • ⁠Água e bebidas isotónicas;⁠
  • Barritas energéticas e alimentos não perecíveis;
  • Materiais de primeiros socorros;

Vamos ajudar quem faz tanto por nós. Junta-te a esta causa! 
Os heróis não lutam sozinhos!

Estudantes de Serviço Social promovem reflexão sobre o legado do Papa Francisco na luta contra a pobreza e exclusão social

almoço-convívio Papa

No passado dia 6 de maio, a Comissão de Estudantes de Serviço Social SerSocial, em parceria com o CAB, organizou um almoço-convívio na Universidade Católica Portuguesa de Braga, dedicado à reflexão sobre o legado do Papa Francisco na luta contra a pobreza e a exclusão social.

O encontro contou com a participação da aluna Damiana Ribeiro, diretora da Comissão SerSocial, de Miguel Ribeiro, membro do CAB, da Assistente Social Sílvia Gonçalves e do Pe. Bruno Nobre, Diretor da FFCS.

Na sua intervenção, Damiana partilhou um testemunho pessoal, destacando como o pensamento social do Papa Francisco tem sido uma inspiração para os estudantes. Referiu a importância das encíclicas Fratelli Tutti e Laudato Si, e a forma como estas encorajam uma visão de fraternidade sem fronteiras e uma justiça social que integra também a justiça ambiental. Sublinhou ainda o impacto de projetos internacionais em que participou, incluindo um premiado projeto de aprendizagem e serviço que culminou numa audiência com o Papa.

Sílvia Gonçalves, assistente social no Gabinete de Apoio ao Aluno, destacou o papel transformador da educação, especialmente junto dos estudantes com maiores dificuldades económicas e sociais. Citando o Papa Francisco, reforçou que a educação é um ato de esperança e um antídoto contra a exclusão. Partilhou ainda o trabalho essencial que se realiza diariamente para garantir apoio, acolhimento e inclusão a todos os estudantes, independentemente da sua origem ou condição social.

Miguel Ribeiro relembrou o Papa Francisco como um exemplo de progresso e de compromisso com a humanidade, destacando a sua capacidade de caminhar junto das pessoas e de procurar, com elas, soluções para os grandes problemas do mundo. Sublinhou o carinho do Papa pelo mundo e pelas pessoas, evocando também a sua experiência marcante durante a Jornada Mundial da Juventude.

O Pe. Bruno Nobre destacou o equilíbrio entre a dimensão pública e íntima do Papa Francisco: um homem capaz de mobilizar multidões, mas também profundamente atento ao encontro pessoal, aos pequenos grupos e às comunidades mais frágeis. Recordou o modo como o Papa encontrava sempre tempo para visitar bairros pobres e reencontrar amigos — alguém que se colocava nas margens, com coração, inteligência, compaixão e misericórdia, mas também com ação concreta. Exemplo disso foi a doação do papamóvel, transformado em unidade móvel de saúde para crianças na Faixa de Gaza. O Pe. Bruno desafiou ainda os jovens a lerem as encíclicas Fratelli Tutti e Laudato Si, reconhecendo nelas uma fonte de inspiração e compromisso.

Este momento de partilha e reflexão reforçou o compromisso dos futuros assistentes sociais com uma prática profissional humanista, crítica e comprometida com os mais vulneráveis — em linha com o apelo do Papa Francisco a uma ação social consciente, solidária e transformadora.

Jesuítas: Arcebispo de Braga e presidente da câmara vão trocar de cadeiras

Troca de Cadeiras _ Teaser press

O arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e Ricardo Rio, presidente da câmara daquela cidade, vão “trocar de cadeiras”, esta quinta-feira, pelas 21h15, numa conversa moderada pelo professor Luís Santos, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

A iniciativa «Troca de Cadeiras» é organizada pelo Centro Académico de Braga (CAB), o centro universitário dos jesuítas de Braga, pela associação ‘Acabados’ e pela Comunidade de Vida Cristã de Braga.

“Não se trata de uma ‘conversa improvável’ mas sim de um exercício para conhecer melhor a realidade que habitamos e dar razões da nossa esperança”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A conversa tem o objetivo de “revelar, de um modo simples e despretensioso, a profundidade de caminhos humanos; sociais; políticos; ecológicos; religiosos e espirituais no mundo, em Portugal e na cidade de Braga”.

A organização espera que esta iniciativa “dê um contributo significativo para a vida pessoal dos presentes e para as comunidades e organizações sociais e profissionais na cidade de Braga”.

LFS