Notícias de Imprensa

DGS publica Documento de Consenso do Grupo Delphi sobre a avaliação do risco psicossocial em contexto laboral

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC), publicou o documento de consenso de peritos do Grupo Delphi, da qual a docente da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa de Braga Sílvia Lopes faz parte, no âmbito do Estudo SO*ARPSICO – “Avaliação do risco psicossocial em contexto laboral pelos Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho/Saúde Ocupacional” (SST/SO).

O documento apresenta o consenso de peritos relativo à combinação de instrumentos (ex. questionários e escalas) para avaliação do risco psicossocial pelos Serviços de SST/SO, mediante a associação entre as “dimensões” e “questões” de 12 instrumentos - validados para a população portuguesa - e os principais “fatores de risco” e “ocorrências críticas” que ocasionam riscos psicossociais.

É ainda apresentada uma recomendação para avaliação de risco psicossocial em micro e pequenas empresas (até 50 trabalhadores), assim como para a avaliação particular de 12 “situações específicas” de trabalho.

Este documento reúne os principais resultados da 1.ª etapa do Estudo SO*ARPSICO alcançado através do trabalho desenvolvido por um Grupo Delphi, constituído por peritos de 11 instituições académicas e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, e coordenado pela DGS/PNSOC.  

De realçar que os trabalhos desenvolvidos no Estudo SO*ARPSICO visam a criação de uma “ferramenta tecnológica” que facilite a avaliação do risco psicossocial nas empresas, em particular de micro e pequena dimensão.  Pretende-se que esta ferramenta conjugue vários instrumentos, dimensões e questões, o que facilitará sua utilização em diferentes contextos de trabalho, setores de atividade e dimensões das empresas. Esta “ferramenta tecnológica” permitirá ainda a desmaterialização do Guia Técnico N.º 3 da DGS - Vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossocial no local de trabalho.

O Documento de Consenso de Peritos no âmbito da Avaliação do Risco Psicossocial em Contexto Laboral encontra-se disponível aqui.

Braga Summer School em Linguistica 2024

Segunda, Julho 08, 2024 - 08:30

Universidade Católica Portuguesa - CRB

Organizada pelo Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do Programa de Doutoramento em Linguística, a Braga Summer School in Linguistics oferece formação avançada em diversas áreas dos estudos linguísticos, especialmente na perspetiva da Linguística Cognitiva e Funcional, nos seus desenvolvimentos mais recentes e em diálogo interdisciplinar com outras ciências cognitivas.

Em regime presencial, a Summer School conta com a presença em Braga de linguistas internacionalmente proeminentes da Linguística Cognitiva e inclui cinco cursos em inglês ao longo de toda a semana. 

Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais - UCP | Braga, 8 - 12 de julho, 2024

***PRAZO DE INSCRIÇÃO - 30 DE JUNHO***

summer-school-2024-logo-braga-summer-school-in-linguistics1paginas-com-apoios-final

Categorias: CEFH | Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Aula aberta sobre a Formação Avançada em Psicologia Positiva e Logoterapia

Quinta, Setembro 26, 2024 - 17:30

Online

No dia 26 de setembro, às 17h30, irá decorrer, em formato online, a aula aberta sobre a formação avançada de Psicologia Positiva e Logoterapia: uma abordagem prática.

Esta é a 11ºedição desta formação que tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento pessoal e existencial mediante a prática de forças de carácter e o esclarecimento do propósito de vida.

No final desta ação pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender a relação da experiência das emoções com a saúde, o bem-estar e a realização pessoal; aplicar uma abordagem referenciadora para o esclarecimento do sentido e propósito de vida; utilizar estratégias/métodos para a prática das virtudes, forças de carácter e a definição de objetivos de vida; e ainda dispor de recursos pessoais ao nível da gestão do stress e mindfulness.

ASSISTA AQUI | MAIS INFORMAÇÕES

PSICOLOGIA POSITIVA PROGRAMA

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais Aula Aberta

Docente na FFCS lança livro sobre Métodos de Investigação e Diagnóstico na Educação

Álvaro Balsas, Professor Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga, lançou o livro "Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación - Cómo aplicar la teoría educativa a la práctica investigadora", em conjunto com Rufino Cano, Professor na Universidade de Valladolid - Espanha.

Este livro, destinado a estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, tem como objetivo partilhar os ingredientes básicos e fundamentais para identificar, entender, calcular, descrever e interpretar os seus trabalhos de investigação, por meio do uso de uma linguagem estatísticamente adequada, para levar a cabo uma investigação simples, mas de qualidade.

Estará disponível para venda na livraria da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, localizada no 1.º andar.

RESUMO DO LIVRO

metod-inv-dign-educ

Álvaro Balsas - Mestre em Física e Doutor em Filosofia da Ciência. Atualmente, é professor na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, em Braga (Portugal), onde leciona Estatística, Lógica, Filosofia da Natureza e Cosmologia. As suas áreas de investigação centra-se no campo dos Fundamentos da Mecânica Cântica, Filosofia da Natureza, História da Ciência e Relações entre Ciência e Filosofia, temas sobre o que já publicou vários artigos em revistas internacionais. Entre as suas publicações figuram: Realismo
e Localidade em Mecânica Quântica (Livraria de Física, 2014) e Ação Divina e as Leis da Natureza (Axioma, 2017).

Rufino Cano - Mestre especialista em Pedagogia Terapêutica, licenciado em Filosofia e Ciências da Educação (Orientação Vocacional e Profissional), Pós-Graduado em Planeamento e Organização de Serviços de Orientação para a Inserção Laboral e Ocupacional, Doutor em Filosofia e Ciências Humanas da
Educação. É Professor na Área de Métodos de Pesquisa e Diagnóstico em Educação na Universidade de Valladolid (Espanha). As suas linhas de pesquisa concentram-se na esfera da Orientação Psicopedagógica, Monitoria Universitária e Pesquisa Educacional. Publicou diferentes manuais (Orientação e Explicações com Alunos e Famílias; Bases Pedagógicas da Educação Especial) e mais de uma centena de obras em capítulos de livros e artigos em revistas
educacionais.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Seg, 27/11/2023

Direção da FFCS reconduzida a um novo mandato

Professor Doutor José Manuel Martins Lopes, Sj. toma posse como Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, na Sala Macau, da UCP em Lisboa, em sessão presidida pela Senhora Reitora na Reitoria da UCP.

Do novo Conselho de Direção para o próximo mandato farão parte ainda os Professores Álvaro Balsas (Diretor Adjunto), Bruno Nobre (Diretor Adjunto), João Amadeu (Professor Secretário), Carla Pinto Cardoso (Vogal) e Paulo Dias (Vogal).

A nomeação foi sugerida pelo Superior Provincial da Companhia de Jesus que indicou o Professor DoutorJosé Manuel Martins Lopes, Sj. à Senhora Reitora para a recondução no cargo de Diretor da FFCS. 

No discurso de tomada de posse, o novo diretor da FFCS referiu algumas linhas de ação que, segundo o Professor, moverão o próximo mandato.

  1. Darmos consistência à investigação. Neste âmbito, o CEFH tem feito um excelente trabalho e o dinamismo e motivação que se vê em cada investigador, para investigarem e publicarem, é uma garantia de que a próxima avaliação nos será propícia e mais uma oportunidade para contribuirmos para a qualidade da investigação na UCP. Há um otimismo generalizado que leva ao empenhamento dos investigadores. Refiro também aqui, como uma nota positiva, os projetos de investigação que já foram aprovados com financiamento nacional e internacional. Nos últimos meses foram aprovados 5 Projetos, uns com a coordenação de docentes da FFCS e outros enquanto parceiros, num valor global que ultrapassa os 400.000€.
  2.  Tentaremos, neste mundo cada vez mais globalizado, não só levar os cursos a outros públicos (Ensino a Distância) como captar mais estudantes internacionais para a nossa oferta formativa. (Nos últimos anos temos assistido a fluxos muito interessantes de alunos e docentes na nossa Faculdade).
  3.  Ajudarmos a UCP na expansão, através da FFCS, nas Ciências da Computação e Ciência de Dados e na Gestão. O curso da Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada, atualmente em processo de acreditação na A3ES, é um exemplo da aposta da Reitoria nesta área na nossa Unidade Básica.
  4.  Reforçarmos o nosso corpo docente com a abertura de concursos para recrutamento e progressão na carreira dos nossos Docentes. Neste momento, a Senhora Reitora já homologou alguns concursos e mais propostas para homologação estamos a preparar para fazer chegar à Senhora Reitora.
  5.  Crescermos na formação com o mundo empresarial. Temos sinais no Norte de Portugal de que as Empresas se estão a abrir à Universidade Católica Portuguesa como entidade parceira estratégica na formação dos seus quadros. Pensamos, por isso, em criar uma Unidade de Inovação e Transferência de Conhecimento mais especializada e ágil que corresponda às expetativas destas Empresas que nos convidam a sairmos e a levarmos a Universidade extramuros. Acreditamos que temos aqui também uma oportunidade para, além de uma formação mais específica, propormos as Humanidades e a Filosofia, tão maltratadas nesta última década, como instrumentos fundamentais para as Empresas inovarem e crescerem num serviço à sociedade onde a pessoa e a sua dignidade seja o centro, o fundamento e o fim do seu agir.
  6.  Reforçarmos a nossa ligação com a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.  Devido à pandemia, o processo de fusão das ex-Associações dos Antigos Alunos da ex-FacFil e da ex-FaCis, ainda não está concluída. Esperamos que, para breve, esse processo, se encerre. Através dos Antigos Alunos, acreditamos, poderemos dinamizar e potenciar vertentes para a Faculdade que nos poderão ajudar em muitas das nossas dificuldades.

Estas linhas têm em conta as indicações do Plano de Desenvolvimento Estratégico da UCP 2021-25.

A nova equipa de direção deixa ainda uma nota de gratidão e o desejo de continuar a contribuir, cada vez mais, com o serviço que a UCP presta à sociedade.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Qua, 10/11/2021

IV Congresso Internacional de Pedagogia abre call for papers

Vai realizar-se em fevereiro de 2022 (10-12), nas instalações da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, o IV Congresso Internacional de Pedagogia, desta vez subordinado ao tema “Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação”.

O prazo-limite previsto para a submissão dos resumos é o dia 15 de outubro de 2021.

Estarão presentes como conferencistas os convidados: Adela Cortina – Universidade de Valência-Espanha, João Vila-Chã – Pontifícia Università Gregoriana – Itália e Ramos Horta – Prémio Nobel da Paz – Timor (a confirmar).

Cada um destes académicos e educadores encabeçará um dos subtemas do Congresso.

Convidam-se académicos, investigadores, educadores e profissionais ligados à formação em geral, a apresentarem comunicações sobre todos os tópicos relacionados com a temática do Congresso Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação, nas áreas discriminadas :

  • Educação, justiça e direitos na visão Inaciana
  • Educação, sociedade digital e direitos humanos
  • Educação, tolerância e religião
  • Políticas educativas, justiça escolar e democracia
  • Política educacional e diversidade cultural e social
  • Escola inclusiva, políticas migratórias e direitos humanos
  • Justiça, memória e identidades
  • Educação e justiça ambiental
  • Direitos como discurso, direito à língua e comunicação
  • Direitos humanos, artes e cultura de paz
  • Injustiças, desigualdades, indiferenças e intolerâncias
  • Dignidade, ética e educação em direitos humanos
  • Direitos humanos, ética e transumanismo

A data limite de inscrição e pagamento dos participantes que apresentam comunicação está prevista para 5 de janeiro de 2022.

Aceda aqui ao website do congresso

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Ter, 18/05/2021

FFCS comemora Dia Mundial da Língua Portuguesa com o lançamento de um Curso Intensivo de Português

No contexto do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga, celebra o espaço internacional da lusofonia com a criação de um “Curso Intensivo de Português”.

Este Curso breve responde a necessidades nesta área, assumindo-se como um serviço cultural, quer para pessoas da região, quer para outros interessados espalhados pelo mundo, num contexto de crescente importância da Língua Portuguesa, em vários países e continentes.

Trata-se de um Curso de aperfeiçoamento de competências fundamentais de Português, de natureza eminentemente prática. Terá 40 horas de formação, temporalmente concentrada numa semana, de 5 a 9 de julho próximo. Funcionará em regime misto – presencial e online. Para o mais adequado funcionamento do Curso, está também previsto um número máximo (em cada edição) de 25 inscritos. As inscrições estarão abertas até final do mês de junho.

O Curso Intensivo de Português é composto por um conjunto de Professores da área de Humanidades (Língua, Literatura e Cultura) e tem como destinatários desta formação jovens e adultos que pretendam solidificar as suas competências de Língua Portuguesa, ora para acesso e frequência de cursos superiores; para melhorar o seu desempenho em vários domínios profissionais. Por uma questão de justiça, o custo é diferenciado consoante a proveniência geográfica – os inscritos dos países PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) têm um preço de inscrição bonificado.

A FFCS oferece, atualmente, um variado conjunto de atividades  à comunidade envolvente, com destaque para Escolas, Bibliotecas Públicas, Câmaras Municipais e Empresas da região. Entre outras ofertas formativas, destaquem-se conferências para alunos do Ensino Básico e Secundário; formações para professores de Português, no âmbito da formação contínua; a licenciatura em Estudos Portugueses e ainda o Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda.

Apresentação de Livro | Quarto de Costura - António Machado

Quinta, Dezembro 07, 2023 - 17:00

Universidade Católica Portuguesa - CRB

 

No próximo dia 7 de dezembro, pelas 17h00, irá decorrer a apresentação do livro "Quarto de Costura", de António Machado, na Biblioteca Pe. Júlio Fragata, SJ da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga.

Quarto Costura

"A oficina do poeta tempera-se nas imagens alegóricas do quarto de costura, como nas da horta e das terras de cultivo, como nas da fábrica textil, como nas das ruas e dos caminhos (...) O poema é o lugar do conhecimento do mundo: em cada conceptualização, o poeta expõe em carne viva o que sabe dele e como o sabe (...)." - José Machado (do prefácio).

"Mas há algures por ali uma voragem que se faz de aproximação à luz, e ao calor do quarto da costura, onde os alinhavos se rasgam para as linhas (...)" - Ana Paula Pinto.

 

Programa

Intervenção I | Ana Paula Pinto (Docente na UCP - Braga)                          
Leitura de Poema I - “Garganta”| Mário Malheiro (Bibliotecário - Biblioteca de Teologia)
Intervenção II | José Machado (Irmão do autor,  Animador Cultural, Professor Aposentado e Doutorando na UCP - Braga)                      
Leitura do Poema II - “O senhor engenheiro”| Luísa Lisboa (aluna UCP)
Encerramento | António Machado                                                  
Leitura do Poema III - “Patrão (versão 2)” | Paulo Santos (Amigo do autor, Psicólogo, Mentor do Movimento "Face to Face - Book to Book")
Sessão autógrafos


António Machado

Nascido a 18 de abril de 1965, é formado em Engenharia de Sistemas pela Universidade do Minho, desde 1988. Desenvolveu a sua carreira na área de Tecnologia da Informação (TI), desempenhando funções como Diretor de TI na Coelima Indústrias Têxteis e Gestor de TI na Felpinter. Atualmente, é Engenheiro de sistemas na Universidade Católica Portuguesa - Braga, onde contribui de forma significativa para a inovação e tecnologia no âmbito do sector educativo.

 

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Encontro de Inovação Pedagógica da UCP - O papel das Tutorias no Ensino Superior

Segunda, Novembro 27, 2023 - 14:00

Universidade Católica Portuguesa - CRB

O Católica In! Inovar para Incluir com o apoio do Católica Learning Innovation Lab | CLIL organiza, no dia 27 de novembro de 2023, entre as 14h00 e as 17h30, em formato online, o Encontro de Inovação Pedagógica da UCP - O papel das Tutorias no Ensino Superior. O evento visa a troca de experiências entre Docentes acerca de atividades ligadas à Tutoria, valorizando o debate e reflexão. Neste encontro será, ainda, apresentado o 2.º Ciclo de Atividades do CLIL | Católica Learning Innovation Lab, para 2023/24.

 

Programa

14h00 | Sessão de Abertura
Isabel Vasconcelos | Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa
Isabel Braga da Cruz | Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto
João Duque | Pró-Reitor da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga

14h15 | Apresentação do 2º Ciclo de Atividades do CLIL + Lançamento da Plataforma
Diana Soares | Coordenadora do projeto CLIL - Católica Learning Innovation Lab

14h30 | Apresentação projeto Católica In! Inovar para Incluir
Armanda Gonçalves e Cristina Palmeirão | Coordenadoras do projeto Católica In! Inovar para Incluir
Equipa técnica | Projeto Católica In! Inovar para Incluir
Testemunhos
Tutoria na UCP, na voz de Docentes-Tutores(as)

15h20 | Conferência: Tutoria no Ensino Superior
Ewa Domagała-Zyśk | John Paul II Catholic University of Lublin

16h15 - 17h30 | Workshop Prático – Ser Tutor(a) na UCP
Equipa técnica do projeto Católica In! Inovar para Incluir

 

O Católica In! Inovar para Incluir é apoiado pelo projeto “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano (POCH- 02-53I2-FSE-000026), através do FSE – Fundo Social Europeu.

INSCRIÇÃO

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais